Facilidade para adquirir cartão mina crediário nas lojas

Leia em 1min 40s

Enquanto o antigo crediário era feito em salas apertadas, quentes e com filas enormes, o cartão de crédito hoje sai na hora. É o chamado cartão virtual, um número fornecido pelo banco para que o cliente pague a compra minutos depois de fazer o cadastro, mesmo sem ter o plástico em mão. "O objetivo é que o parceiro lojista não perca as vendas", disse Walter Malieni, diretor do Banco do Brasil.

 

Além da facilidade para o comprador, os plásticos se mostraram uma mina de ouro para os bancos, pois garantiu receitas da ordem de R$ 10 bilhões para os grandes neste ano entre janeiro e setembro.

 

A concorrência é desigual e está minando o crédito direto ao consumidor. Enquanto as vendas mensais no CDC não passam de R$ 1,5 bilhão, o estoque de pagamentos nas faturas do cartão chega a subir R$ 5 bilhões em meses de grande consumo, como maio e dezembro.

 

Como resultado, o volume em aberto nas faturas de cartão cresceu 33% em doze meses, atingindo quase R$ 60 bilhões, contra uma retração de 22% no estoque de CDC, que hoje representa menos de R$ 10 bilhões.

 

Para o lojista também há vantagens, afirma Claudio Fortuna, diretor da Dicico, varejista de material de construção. Em 2005, quando a companhia resolveu montar sua operação de cartão próprio, conseguiu negociar um contrato que lhe garantiu isenção da taxa de administração e ainda uma receita extra dos gastos dos clientes em outras lojas. "Fomos disputados por diversos bancos para fechar a parceria", diz.

 

Hoje, o cartão é visto como mais um produto na prateleira. "Temos mil vendedores na loja e todos são remunerados também pelos cartões que vendem". A rede ainda mantém as parcerias com a Caixa no crediário e com o PanAmericano para o CDC, mas o foco está nos plásticos. "Hoje, 15% das vendas parceladas são feitas com nosso cartão e devemos atingir 20% em pouco tempo", diz. (FT)
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Crítica on-line

Um comentário negativo postado nos sites Twitter, Facebook ou Youtube pode fazer com que a empresa perca at&eacut...

Veja mais
64% das empresas não têm internet como canal de vendas

O comércio eletrônico (e-commerce) ainda possui enorme espaço para crescer no País, sendo que...

Veja mais
MasterCard lança banco pelo celular

A MasterCard vai lançar em 2010 uma plataforma que permite realizar operações financeiras pelo celu...

Veja mais
Cartão regional seduz a baixa renda

Meios de pagamento: Com anuidade grátis, empresas locais avançam em todo o país   A Unik, ban...

Veja mais
Setor de cartões pode ser alvo de investigação

Se, por um lado, a regulamentação do setor de meios de pagamento ainda sofre com dificuldades polít...

Veja mais
Caminhoneiros são o novo alvo das empresas de cartões

Meios de pagamento: Visa mira público de 1 milhão de motoristas em busca de mercado de US$ 48 bilhõ...

Veja mais
Redecard e Visanet impõem ao varejo plano antifraudes

O varejista que não obedecer às regras será multado ou descredenciado. As duas bandeiras têm ...

Veja mais
Pão de Açúcar Phone?

Uma das maiores redes de supermercados do País pode virar uma operadora de telefonia móvel. O Pão d...

Veja mais
É bem mais que diversão

Cada vez mais empresas investem nos jogos online para se aproximar de seus consumidores -- e, com isso, fortalecer a pr&...

Veja mais