Fazendo supermercado on-line

Leia em 2min 40s

Não ter de empurrar carrinho nem enfrentar a fila do caixa são vantagens óbvias de fazer supermercado pela internet. Mas a comodidade tem um preço. É preciso desembolsar a taxa de entrega.


Os consumidores de São Paulo têm dois supermercados virtuais disponíveis: Pão de Açúcar e Sonda. A reportagem testou o serviço dos dois para comparar preços, facilidade de navegação, variedade de produtos e serviço de entrega. A lista de compras incluiu 20 itens: a metade foi comprada com marca pré-definida, como o sabão em pó e o refrigerante. Os outros produtos foram pesquisados só pelo tipo, como queijo minas frescal, para avaliar a variedade disponível.


O Sonda não tinha dois produtos da lista. O Pão de Açúcar ficou devendo um e apresentou mais opções. No quesito preço, o Sonda se saiu melhor. Retirando-se da lista os produtos indisponíveis e somando-se os valores dos 17 itens comprados nos dois, a conta no Sonda totalizou R$ 77,98, e a do Pão de Açúcar, R$ 84,56 (sem taxa de entrega), diferença de 8,5%.


Os dois sites são de fácil navegação. Depois de fazer o cadastro, o internauta pode digitar o produto que quer ou fazer a escolha navegando pelas seções. Às vezes, o item procurado não aparece na primeira tentativa e será preciso entrar com nova combinação de palavras. Ao digitar "papaia" no site do Sonda em busca da fruta, por exemplo, apareceu na tela um produto de limpeza com cheiro de flor de papaia. A fruta está registrada como "papaya".


Na entrega, o Sonda ganhou pontos. Os produtos chegaram em caixas de papelão, alimentos separados de itens de limpeza e higiene. Os congelados estavam OK. Na compra do Pão de Açúcar, parte veio em sacolas, um produto de limpeza vazou, e o sorvete chegou mole.


As duas redes registram crescimento de 20% a 25% ao ano. "Os consumidores estão confiando mais na internet para compras", diz Fabrício Ferreira, gerente de comércio eletrônico da rede Pão de Açúcar.


O Sonda traçou o perfil de seus clientes virtuais. O público pertence às classes A e B, 55% das compras são feitas por mulheres, 70% dos consumidores têm curso superior e 50% deles têm entre 30 a 39 anos.


O analista de sistemas Marcelo Bondia Siqueira, 39, faz compras pelo site do Sonda a cada 40 dias. "Tudo é bem embalado e chega em perfeito estado, até carnes e ovos", diz.


A blogueira Rosana Hermann usa o Pão de Açúcar Delivery desde quando as compras ainda eram feitas por meio de um CD-ROM que você recebia do supermercado e instalava no computador de casa. O sistema começou a funcionar em 1998 e o usuário tinha uma visão em 360º de todas as seções da loja. "Era complicado", diz Rosana, que considera o site atual visualmente muito bom. Mas ela reclama da perda de tempo para localizar produtos. "A busca não aproxima como no Google." Ao procurar nas seções específicas, é preciso entrar nas subcategorias até achar o item desejado, o que pode demorar.


O supermercado Econ também faz vendas pela internet, mas não foi testado porque só vende não perecíveis.


Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Consumidor chegará mais rápido na 3D

A tecnologia deverá ficar disponível antes de o padrão HD ganhar massificação  ...

Veja mais
Expansão da TV digital anima fabricantes

O consumidor tem feito sua parte. Nas prateleiras do varejo, as telas de cristal líquido (LCD) reinam absolutas. ...

Veja mais
Redecard aceitará cartões da Visa

A Redecard anunciou ontem que está se preparando para aceitar os cartões da bandeira Visa em toda a sua re...

Veja mais
Venda on-line girou R$ 10,6 bi em 2009

As compras feitas pela internet no ano passado totalizaram R$ 10,6 bilhões, com alta de 30% no confronto com 2008...

Veja mais
O jogo limpo da Siemens

Em 2005, a gigante alemã decidiu apostar em equipamentos capazes de reduzir a emissão de CO2 dos clientes....

Veja mais
Blackberry entra no jogo

A canadense RIM começa a fabricar smartphones no Brasil. Com preços menores, vai brigar pelo consumidor fi...

Veja mais
Produção de celular ganha reforço no país

Equipamentos: Demanda aquecida move fabricantes como Samsung e companhias de manufatura terceirizada A expectativa de q...

Veja mais
Carrefour entra no crescente varejo on-line

Rede francesa é a última dos grandes grupos varejistas a estrear no comércio via internet, que movi...

Veja mais
Dificuldades no primeiro dia do portal

Site Carrefour.com.br teve problemas com alta procura por conta de promoção inaugural Há cerca de ...

Veja mais