Site Carrefour.com.br teve problemas com alta procura por conta de promoção inaugural
Há cerca de dois anos, o Carrefour anunciava estudos para sua entrada na internet. Mas, o negócio só saiu do papel ontem e mesmo assim comdiversos problemas. O desconto de 20% em todos os itens, a clientes previamente cadastrados, gerou alta demanda e instabilidade do site.
A empresa perdeu a corrida das grandes varejistas para o Walmart, que colocou seu site no ar em setembro de 2008 e para a Casas Bahia, que entrou no mundo virtual em fevereiro de 2009. Jean-Marc Pueyo, diretor- superintendente da empresa, várias vezes disse que a empresa não entrou antes porque não era prioridade. Só para recordar, o Pão de Açúcar tem portal de vendas desde 1995.
O Brasil é o primeiro país emergente a receber investimentos do grupo para comércio eletrônico. Os planos do Carrefour começaram a tomar forma há sete meses, com a contratação do diretor de e-commerce Jonas Ferreira. De lá para cá, após R$ 50 milhões de investimentos, a empresa criou uma receita interessante de como ter a vantagem frente às concorrentes. “Sabemos que somos os últimos, mas isto nos deu a oportunidade de analisar bem o mercado”, afirma Pueyo.
O portal Carrefour.com.br promete surpreender os clientes simulando a experiência de compra de uma loja real na internet. Vídeos, especialistas, informações detalhadas sobre os produtos e serviços como instalação e assistência técnica de produtos serão os diferenciais do portal do rede. Os clientes poderãoencontrar no portal 15 mil itens de nove categorias de produtos (como eletrônicos, telefonia, beleza e saúde e utilidades domésticas). A venda de alimentos, ficou para uma segunda etapa, ainda semdata definida.
Pueyo garante que a interface está integrada a serviços móveis. Se a empresa conseguir, a exemplo da França, ser uma operadora virtual, a venda poderá ocorrer diretamente via celular. Mas, por enquanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não regulamentou esse tipo de serviço, que permite que as operadoras tradicionais aluguem parte da rede a outras empresas, como as redes de varejo, que oferecerão serviço de telefonia com marca própria.
De volta à realidade
Para o cliente, por enquanto, tudo é teoria. Na prática, a empresa teve dificuldades de colocar seu portal no ar no primeiro dia de operação. A expectativa era de que o site começasse a funcionar nas primeiras horas de ontem. Pela manhã, às 8h, o portal estava
no ar, mas com navegação lenta. A empresa informou, durante coletiva de imprensa, que o portal só começaria a funcionar realmente às 14h. No horário combinado, nada aconteceu.
A alegação da empresa é que, devido a promoção de descontos de 20% em todos itens, para os clientes que se cadastraram antes — e que teriam exclusividade de compras no primeiro dia —, a procura excedeu a capacidade de operação do portal. Resta saber como o Carrefour vai recompensar os clientes que ficaram sem o desconto do primeiro dia. R.O.
Veículo: Brasil Econômico