Após a completa liberação da exclusividade de bandeiras de cartões, que acontecerá a partir do dia 1º de julho, quando as máquinas de recebimento estarão habilitadas para todas as marcas, a concorrência vai se acirrar.
A Redecard prepara serviços diferenciados como cartão para pagar delivery e programas de fidelidade com lojistas.
A concorrente Cielo informa que passará a operar todas as bandeiras a partir de julho.
No mercado de cartões, o cliente -no caso, o estabelecimento comercial- poderá escolher com qual empresa quer trabalhar. Hoje, tem de alugar uma maquininha de cada uma das bandeiras (Visa, Mastercard e Amex). Com a mudança, os lojistas poderão compartilhar os terminais que hoje são alugados e ainda terão poder de barganha com as redes de cartões.
"Não vou achar que vamos ficar com 100% dos clientes, porque isso não existe mesmo. Mas acho que vamos ficar com muitos deles", diz Roberto Medeiros, presidente da Redecard.
Uma das novidades da empresa é que até a prestação da casa própria poderá ser paga com o cartão de crédito. A primeira parceira será a construtora Gafisa. A vantagem é que reduz o risco de inadimplência para a construtora. Já o cliente consegue colocar um valor alto no cartão, elevando pontos nos programas de fidelidade.
A Redecard quer trazer para sua rede médicos, escolas e hospitais. A credenciadora introduziu um software nos celulares para permitir que o entregador de pizza aceite cartão.
"Cada vez mais a gente vai ver o cliente escolher o seu provedor de serviço. Essa é a mudança", diz Medeiros.
A Cielo investiu no lançamento de campanha publicitária com o nadador Cesar Cielo e aposta em produtos para o varejo, como o correspondente bancário, o Agrocard e outros.
Veículo: Folha de São Paulo