Companhia acompanha corrida mundial por painéis de tela fina e pode seguir passos da Philips no Brasil
Detentora de 13 fábricas de painéis e componentes eletroeletrônicos espalhados pela Ásia e Europa, a LG Display acompanha o crescimento do mercado de monitores (televisores, computadores e celulares) com investimento de US$ 1,6 bilhão para ampliar sua produção. O montante visa principalmente a maior fabricação de painéis grandes de LCD para atender a crescente demanda do mercado global por TVs de tela fina.
Ao longo de 2009, as companhias do segmento enfrentaram problemas para atender a forte demanda por televisores em pleno período de crise. Apesar de integrar o Grupo LG, o braço de Digital Display da companhia atende também concorrentes como Philips, Panasonic, Apple, Dell e HP. Da verba total, US$ 1,3 bilhão será destinado para a instalação de uma nova linha de produção na Coreia, prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2011.
“A LG Display iniciará uma nova era de produtos digitais oferecendo uma grande variedade de displays de tela plana, incluindo desde telas de LCD de uma polegada para celulares até LCDs de 50 polegadas para TVs full HD”, afirma ao BRASIL ECONÔMICO PungYong Jeong, diretor promocional na Coreia da linha IPS na LG Display. Entre os novos produtos com a tecnologia IPS (In-Plane Switching), destacam- se painéis que oferecem um amplo ângulo de visão e a produção de uma linha completa de TVs de LCD com backlight de LED. A empresa estuda ainda a incorporação da tecnologia fotovoltaica emseus produtos.
Brasil em evidência
Pela rápida recuperação da economia em um ano marcado pela crise internacional, o mercado brasileiro foi um dos que mais sofreu com a falta de televisores em 2009, problema que afetou as principais companhias do segmento no país. Devido a esse fato e ao crescente consumo nos mercados emergentes, a LG Display afirma estudar a possibilidade de abrir uma unidade de produção no Brasil. “É um dos mercados emergentes mais importantes. Por isso, estamos sempre abertos a novas oportunidades de negócios no Brasil e no exterior”, diz Jeong.
Apesar de ser uma das clientes da companhia, a Philips inaugurou no mês passado uma unidade em Manaus (AM) para produzir painéis para seus televisores devido aos problemas enfrentados no ano passado. Segundo a companhia holandesa, a iniciativa visa suprir a demanda própria no país e não há planos no momento em produzir para outras empresas.
Bola na tela
Se não bastasse o aquecimento da economia e a procura por novas tecnologias, a realização da Copa do Mundo neste ano incrementará ainda mais o lucro com televisores em todo o mundo. Segundo a LG Display, a expectativa é que o crescimento na venda de TVs de LCD chegue a 68% em relação ao ano passado. “Apesar dos fortessinais de recuperação do mercado no ano passado, a Copa do Mundo é uma das razões desse aumento expressivo nas vendas”, aponta o executivo da companhia. Nos dois primeiros meses deste ano, as vendas de TVs de LCD no Brasil cresceu 70,6%, segundo dados da consultoria Nielsen (veja nesta página).
Veículo: Brasil Econômico