Mães trocam eletrodoméstico por computadores

Leia em 3min

Os produtos de informática aparecem em primeiro lugar em intenção de compras, deixando vestuário e sapatos para trás

 

O próximo domingo promete ser bastante atípico no que se refere ao presente para o Dia das Mães. “As mães se acostumaram com seus celulares e agora elas querem computadores para que os aparelhos possam interagir”, diz Altamiro Carvalho, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). Isso explicaria porque os itens de informática aparecem pela primeira vez como campeões de intenção de compra nesta data.

 

Dos 1.117 consumidores entrevistados na cidade de São Paulo, mais de 35% responderam que pretendem presentear as mães com estes produtos. Para se ter uma ideia, na pesquisa realizada em 2009 esses produtos representavam  apenas 1% das intenções de compras.Emsegundo lugar aparecem empatados, com 11,5%, vestuário e eletrodomésticos, seguidos porDVDse CDs.

 

Entre os varejistas, a pesquisa já se confirma, mas com um acréscimo, a Copa do Mundo. “Este ano, os produtos que têmligação com o Mundial, como os televisores, estão em destaque, além dos equipamentos de informática”, diz Alex Dias, gerente de produtos do Walmart. “Nesta época, o tradicional costumava ser linha branca”. Na Marabraz, especializada em móveis, os armários de cozinha, historicamente, lideravam as vendas do período, mas eles foram desbancados pelos racks e sofás. Segundo a empresa, os consumidores estão trocando seus televisores por modelos mais modernos e maiores e, por consequência, buscam móveis novos para compor o ambiente.

 

Na Lojas Cem, os televisores de LCD estão no topo das vendas, seguidos por câmeras digitais. “Esperamos crescimento de 20% nas vendas gerais”, diz José Domingos Alves, supervisor geral da varejista. Os celulares, que costumavam se destacar na data, devem manter omesmo patamar de vendas de 2009. Os modelos com TV, que custam em torno de R$ 600, estão entre os mais procurados e podem ser parcelados emdez vezes. “Até o ano passado o celular era a bola da vez. Hoje este segmento está um pouco saturado. Mas como sempre há novidades, as vendas conseguem semanter positivas”, diz Alves.

 

Sem subsídio
Alex Dias, do Walmart, percebe uma migração das compras para produtos mais caros. Antes, as operadoras subsidiavam os modelos básicos de celulares para conquistar novos clientes. Os produtos de R$ 99, por exemplo, eram comercializados no Dia das Mães por R$ 49. “Agora estes subsídio não existemais, porque muita gente já tem celular”, afirma o executivo. “Hoje as pessoas trocam seus aparelhos de R$ 99 por produtos na faixa de R$ 299”. A previsão é que a venda de aparelhos cresça 40% na rede de supermercados.

 

No Pão de Açúcar é esperado um crescimento de 15%nas vendas. Entre as novidades está a grande procura por lava-louças. O supermercadista espera vendas 160% superiores do produto em relação à mesma data do ano passsado. Entre os itens de beleza, as apostas são as chapinhas e os secadores, que podem ter alta de até 40%, além dos depiladores, com aumento estimado em 35%.

 

As floriculturas também estão otimistas com a data, esperando um aumento de 25% nas vendas. Na loja virtual Giuliana Flores, a expectativa é de que a data apresente resultados 42% maiores. Para incentivar compras antecipadas e, assim, evitar o transtornos na logística com pedidos de última hora, a varejista ofereceu durante esta semana desconto de 15% nos pedidos.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

MÃE TECNOLÓGICA

A preferência dos paulistanos para presentear neste Dia das Mães serão produtos mais caros: computad...

Veja mais
Notebooks lideram Dia das Mães high tech

Segundo o site de pesquisa de preços BuscaPé, os bens de consumo com maior componente tecnológico s...

Veja mais
Depois de décadas, videofone fica mais perto da realidade

Desde que um engenheiro de nível intermediário da Apple esqueceu um protótipo do iPhone em um bar d...

Veja mais
TERRITÓRIO A EXPLORAR

Atualmente, quase não se usa cartão de débito nas compras feitas no comércio virtual brasile...

Veja mais
LG vai lançar televisão com acesso à internet

Em parceria com desenvolvedores de conteúdo para a rede, como os portais Terra e UOL, a LG  vai colocar no m...

Veja mais
Fabricantes de TVs venderão 19,6% mais TVs em 2010

A Copa do Mundo veio bem a calhar para os fabricantes de TVs. Em 2009, eles venderam 9,6 milhões de TVs, 7,7% men...

Veja mais
Walmart.com traz ofertas para Dia das Mães

O e-commerce do Walmart criou um hotsite especial dedicado às compras para o Dia das Mães, com uma ferrame...

Veja mais
Philips lança linha de TVs para a Copa

Produtos chegam ao mercado na próxima semana com qualidades específicas para os brasileiros   Para ...

Veja mais
Cielo tem lucro líquido de R$ 442 milhões no primeiro trimestre, avanço de 32%

A Cielo (ex-VisaNet) lucrou R$ 442 milhões de janeiro a março deste ano. O resultado foi impulsionado pelo...

Veja mais