Investimentos previstos em R$ 50 milhões no ano.
Os supermercados mineiros devem investir R$ 50 milhões em tecnologia da informação (TI) até o final de 2010. O valor é 35% maior que o montante do ano passado, quando o setor aplicou R$ 37 milhões. O objetivo, segundo o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, é potencializar as operações controladas por softwares.
De acordo com ele, grande parte dos aportes será na centralização dos dados. "A expectativa é que dentro de três anos os programas de compras dos surpermercados contemplem todas as operações da cadeia produtiva do setor, desde o estoque de produtos até a logística de distribuição. Mas para que isso aconteça é preciso que as informações estejam concentradas em um banco de dados", explicou.
O Supermercados Bahamas Ltda, com 24 unidades espalhadas no Estado - 18 delas instaladas em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e seis em outras cidades da região -, por exemplo, vai investir mais de R$ 600 mil na área somente em 2010. A rede implantará um gerenciador de dados e renovará parte dos equipamentos (impressoras e computadores).
Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da empresa, Luís Jairo de Souza Júnior, o sistema começou a ser implantado no segundo semestre do ano passado e deverá ser concluído até março de 2011.
"As unidades do Bahamas já contam com sistemas de informação. Agora, estamos migrando os dados para um único gerenciador. Com esse sistema será possível acompanhar as vendas de todas as lojas em tempo real. Atualmente, as informações chegam à gerência com um dia de atraso", disse.
Custos - No caso do grupo Aliança Atacados e Supermercados S/A - proprietário das bandeiras Super Nosso (varejista) e Apoio Mineiro (atacadista) - serão investidos R$ 1,2 milhão em novas tecnologias ao longo de 2010. De acordo com o gerente de Tecnologia do grupo, Marcelo Fernandes Silva, até o momento foram aplicados aproximadamente R$ 500 mil.
Segundo ele, o montante será destinado à virtualização dos dados de ambas as redes e na implantação de novos programas. "O sistema vai permitir utilizar vários sistemas virtuais por meio de apenas uma máquina. Com isso, conseguiremos potencializar os serviços e reduzir os custos", explicou.
Já na rede de Supermercados ABC, sediado em Divinópolis, na região Centro-Oeste, cerca de 15% dos investimentos são voltados para a atualização dos softwares. De acordo com o diretor de Marketing do supermercado, Túlio Fernandes Martins, em 2003 foi realizada a integração dos dados do grupo.
Além disso, conforme Martins, no início do ano a empresa investiu na compra de coletores para o Centro de Distribuição (CD). Segundo ele, o equipamento, que custa aproximadamente R$ 3 mil cada, permite maior controle dos produtos que chegam e saem do CD. O número de coletores adquiridos não foi informado.
Atualmente, a rede concentra 20 lojas no Centro-Oeste do Estado - distribuídas entre os municípios de Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Formiga, Oliveira, Campo Belo, Arcos, Santo Antônio do Monte - e no Alto Paranaíba, em Araxá.
Veículo: Diário do Comércio - MG