Estudo divulgado na sexta-feira pela consultoria Everis mostra o Brasil na ponta em vendas no comércio eletrônico (e-commerce) na comparação com outros países da América Latina, uma prova da maturação dos negócios via internet no País.
Com base na pesquisa realizada em 41 países, o mercado brasileiro alcançou a marca de US$ 8,7 bilhões em transações nas vendas on-line. A cifra representa um aumento de 10,3% perante o registrado em 2008.
No ranking geral de vendas, o primeiro lugar é ocupado pelos Estados Unidos, com um movimento anual de US$ 134,9 bilhões, seguidos pelo Japão, com US$ 51,2 bilhões, e pela China, com US$ 36,9 bilhões.
O relatório aponta ainda de que em 2009 as vendas eletrônicas alcançaram, em todo o mundo, a marca de US$ 502,1 bilhões, um aumento de 4,5% em relação às de 2008, o dobro do valor apresentado em 2004. Deste total de vendas, 82,3% se concentraram nos países desenvolvidos. A média proporcional geral entre o volume de vendas eletrônicas e o PIB foi de 0,88%. Dos 41 países analisados, 16 superam a proporção de 1%: Coréia (1,63%), Hong Kong (1,45%) e Hungria (1,39%) são os três países com índice mais elevado.
"O comércio eletrônico está em rápida expansão em todo o mundo. Mesmo com a forte crise financeira internacional ocorrida no ano passado, o crescimento das vendas eletrônicas não sofreu diminuição. Ao contrário, as vendas mundiais, em dólares, aumentaram 4,5%, com destaque para os países do BRIC -Brasil China, Índia e Rússia-, onde o aumento foi de 15,8%, e para a América Latina, que registrou um aumento de 10%", analisa o presidente da Everis Brasil, Teodoro López.
Veículo: DCI