Os consumidores que optam pelas compras via internet são mais jovens e ganham mais que o dobro dos que preferem o varejo tradicional, constatou pesquisa divulgada ontem pela E-bit, empresa de informações sobre comércio eletrônico.
Enquanto 80% dos adeptos das compras virtuais têm entre 25 e 59 anos, 66% dos consumidores de lojas físicas encontram-se nessa faixa de etária. A renda média familiar do 'e-consumidor' é de R$ 3.560. Os que só fazem compras off-line ganham R$ 1.444.
O consumidor virtual recorre às lojas físicas principalmente para escolher produtos que quer tocar e experimentar, como alimentos, roupas e perfumes. Esse comportamento aponta que há demanda para novas plataformas nos conceitos Web 2.0. "As lojas que comercializam esse tipo de produto podem disponibilizar vídeos, opiniões de consumidores e imagens 3D para que seus clientes sintam-se mais confiantes", sugere o diretor-geral da E-bit, Pedro Guasti.
Acostumados a utilizar o cartão de crédito nas compras, os e-consumidores também optam por essa forma de pagamento no varejo físico.
Nessa primeira edição da pesquisa Cross Channel, feita em parceria com o Instituto Análise, foram ouvidos cerca de 6,5 mil pessoas em março. O objetivo do levantamento, que será feito regularmente, é analisar o comportamento do consumidor. O comércio eletrônico conta com mais de 17,5 milhões de consumidores no Brasil e faturou R$ 10,6 bilhões em 2009.
Veículo: Valor Econômico