A Dell espera que suas novas lojas de varejo ajudem a empresa a vender o primeiro computador de consumidores de mercados emergentes, disse o presidente-executivo da empresa, Michael Dell.
A Dell, a segunda maior fabricante de computadores do mundo, trocou recentemente um modelo inteiramente focado em vendas pela internet para montar uma ampla rede de lojas de varejo, colocando seus computadores de mesa e laptops ao alcance de consumidores que não tem acesso à internet.
Perguntado se a companhia pretende vender para consumidores em mercados emergentes também o segundo computador, caso eles já tenham um, o executivo respondeu: "Com 15 mil lojas, nós queremos vender todos os computadores."
A Dell ressaltou um método de vendas que apelidou de dell.comretail (algo como dell.com no varejo), no qual funcionários de uma loja ajudam clientes a comprarem pela internet na loja física, combinando a experiência da compra pessoal com as vantagens de não se ter estoques.
Nos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), entretanto, a Dell teve crescimento de receita de 41% e de 46% em vendas unitárias no último trimestre, o que a empresa afirma ter sido três vezes maior que a taxa de expansão da indústria no período.
Michael Dell disse que mercados emergentes continuam a ser uma importante parte da estratégia de crescimento da empresa. "Quinhentos mil novos usuários estão chegando todos os dias e grande parte deles está em mercados emergentes", disse ele.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ