Cartões para alta renda avançam no país

Leia em 2min 40s

Crescimento é maior para os denominados "Premium", que exigem ganho mensal entre R$ 5.000 e R$ 7.500

 

Clientes respondem por 13,5% da quantidade de transações e por 40% das receitas geradas pelos cartões de crédito

 

Os cartões de crédito para pessoas com maior poder aquisitivo, classificados como "Premium", são os que mais crescem no país.
Segundo dados do Banco Central, esses cartões representam 4,5% do total. É praticamente o dobro do verificado há seis anos.

 

Esses clientes são responsáveis por 13,5% da quantidade de transações e por 40% das receitas geradas pelos cartões.
De acordo com as empresas do setor, o crescimento dessa base é um fenômeno em toda a América Latina e não só no Brasil, puxado pela melhora na renda e pela estabilidade financeira na região.

 

São considerados "Premium" desde cartões "platinum", cuja renda mínima varia de R$ 5.000 a R$ 7.500, até produtos que exigem renda superior a R$ 20 mil, como Visa Infinite e MasterCard Black, entre outros.
O crescimento desse grupo se deu, principalmente, sobre cartões para a classe média ("gold"), classificados como "intermediários" e com exigência de renda a partir de R$ 2.000 por mês.

 

Na disputa por clientes de maior renda, bancos e empresas de cartões investem, principalmente, em benefícios e vantagens ligados a viagens, seguros e diversão.
Um dos principais atrativos é a possibilidade de acumular mais pontos em programas de fidelidade, que permitem a compra de produtos ou bilhetes de companhias aéreas.
Enquanto um cartão "gold" gera apenas um ponto para cada dólar gasto, o produto para alta renda oferece pelo menos 50% a mais de pontuação para o mesmo valor de compras. No caso dos cartões "top", esse benefício é mais do que o dobro.

 

Embora não haja um perfil definido para esses consumidores, as empresas identificam nesses clientes pessoas em busca de "experiências exclusivas".
"Esse cliente não quer apenas ir ao shopping para fazer compras. Alguns viajam várias vezes por ano ao exterior, buscam serviços, querem ter um produto que é aceito", diz o vice-presidente de produtos da MasterCard, Maurício Alves.

 

EVENTOS ESPECIAIS

 

Além de parcerias com companhias aéreas e casas de espetáculos, é cada vez maior o número de projetos em conjunto com marcas famosas e grifes internacionais para promover eventos especiais para esses clientes.
"Precisamos garantir que a oferta de serviços seja a melhor para esses clientes", diz Percival Jatobá, diretor-executivo de produtos da Visa.

 

Outra característica que acirra a competição por esses clientes é que muitos têm mais de um cartão. Não só para ampliar o limite de crédito, mas também para obter benefícios diferentes com empresas áreas, montadoras de veículos e estabelecimentos comerciais.

 

A empresária Fabiola Lacerda Abdala é um desses clientes que trocaram o cartão comum por outro com mais benefícios.
Como a maioria, ela possui dois cartões. Utiliza mais aquele que oferece uma pontuação maior para trocar por milhas aéreas. Deixa o outro, da bandeira concorrente, para ter mais opções de aceitação e datas diferentes para pagar a fatura.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Cartões: 26% dos lojistas usam apenas uma máquina

Pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostra que 26% dos varejistas pass...

Veja mais
Carrefour e Riachuelo elevam investimentos em tecnologia

As empresas do varejo, como o grupo Carrefour, Riachuelo e o site Mercado Livre, investem cada vez mais em novas platafo...

Veja mais
Vendas na internet avançam 40% no 1° semestre

Os consumidores brasileiros movimentaram no primeiro semestre do ano R$ 6,7 bilhões em compras na internet, de ac...

Veja mais
Cielo registra recorde de transações no Dia dos Pais

As vendas do comércio neste Dia dos Pais impulsionaram ainda mais o mercado brasileiro de cartões. O n&uac...

Veja mais
Redecard fecha parceria para operar com cartões do Sicredi

A Redecard e o Sicredi anunciaram uma parceria para permitir que os mais de 1,6 milhão de associados do Sistema d...

Veja mais
Eletroeletrônicos serão os itens mais comprados na internet

Nas vendas por meio do segmento de comércio eletrônico (e-commerce), o índice de consumidores que pr...

Veja mais
Sites de compras coletivas chegam ao Estado

Novo modelo de negócios do varejo eletrônico oferece produtos e serviços com descontos de até...

Veja mais
Banrisul faz acordo com a MasterCard

Captura e processamento de transações pemitirão ao banco manter expansão da rede credenciada...

Veja mais
Visa transfere para a CIP a liquidação de cartões

A última barreira para a abertura plena do mercado de credenciamento de lojas que aceitam cartões foi venc...

Veja mais