Nas vendas por meio do segmento de comércio eletrônico (e-commerce), o índice de consumidores que pretendem comprar pela internet (e-consumidores) no terceiro trimestre de 2010 teve alta em relação ao do segundo trimestre deste ano: passou de 80,7% para 87,0%, e leve crescimento de 0,9 ponto percentual em relação ao terceiro trimestre de 2009.
No quesito intenção de compra e de gasto, as categorias de produtos de linha branca; eletroeletrônicos; telefonia; informática; produtos para casa; CDs, DVDs, livros e revistas; brinquedos; utilidades domésticas; viagens e turismo apresentaram aumento de intenção de compra na internet no período, ante o segundo trimestre deste ano.
Vale destacar que neste terceiro trimestre, itens eletroeletrônicos mantêm-se à frente das intenções de compra, com 34,2%, aumento de 9,1% em relação ao 3º trimestre de 2009, seguidos por produtos de informática (28,8%), e por CDs, DVDs, livros e revistas (23,7%).
Conforme pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) junto com a Fundação Instituto de Administração (FIA), com a Felisoni Consultores Associados e com a e-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, apenas cosméticos, perfumaria e itens voltados à saúde não apresentaram variação positiva.
O resultado da amostra, feita na primeira quinzena de julho com 6.219 domiciliados no Estado de São Paulo, indicou ainda que o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada e a preferida de mais de 60% das pessoas.
Segundo Claudio Felisoni de Ângelo, coordenador-geral do Provar, esse resultado aponta a que a confiança do consumidor na economia é o principal fator do incremento da intenção de compras.
"O aumento do rendimento médio real do trabalhador nos últimos anos e a estabilidade econômica têm feito com que os consumidores confiem mais na utilização do cartão de crédito para suas compras", afirma ele, em nota.
Veículo: DCI