Comerciantes ainda mantêm vários terminais

Leia em 1min 30s

Mesmo diante da unificação das máquinas de cartões de crédito, lojistas continuam optando por manter em seus balcões equipamentos de várias operadoras. Eles ainda não se sentem seguros para abolir uma ou outra máquina, ainda que isso possa representar economia no aluguel do equipamento - em média, a mensalidade é de R$ 80.

 

Dono de três lojas de lingerie na região do Bom Retiro, no Centro de São Paulo, Marcelo Matoso Azevedo diz que a unificação levou a uma redução nas taxas que as administradoras cobram por cada venda feita, que podem chegar a 3% do total. "Antes, nossa negociação com as administradoras era bem mais difícil. Agora, temos a opção de cancelar o serviço caso elas não concordem com o que estamos dispostos a pagar. Existe uma espécie de "leilão" de taxas, que já fez com que elas caíssem cerca de 40%", diz.

 

Apesar disso, a rede ainda mantém equipamentos de três operadoras diferentes nas lojas. "O sistema em geral ficou mais ágil, mas, às vezes um cartão não passa em determinada máquina, e só passa em outra. Por isso, por enquanto, decidimos ficar com todas", justifica o gerente de uma das unidades, Anderson Francisco da Silva.

 

Essa tem sido também a estratégia usada pela empresária Denise Altman, dona de uma rede de moda praia com unidades espalhadas por cinco bairros da cidade. "A ideia era começar a abolir algumas delas, mas, como algumas falhas ainda estão acontecendo, vou esperar passar o fim do ano, época em que temos mais movimento. Na verdade, por enquanto a medida foi benéfica mais por nos permitir melhorar o atendimento do que por ter reduzido nossos gastos", avalia.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

BuscaPé entra no negócio de compras coletivas on-line

O Buscapé, site de comparação de preços na internet, anunciou ontem sua entrada no mercado d...

Veja mais
Maior competição nos cartões começa a derrubar taxas para os lojistas

Corte. Taxa média cobrada das credenciadoras ao varejo caiu 0,7 ponto porcentual, de 3,2% para 2,5%, segundo dado...

Veja mais
Crediário vira minoritário no varejo

Cartões de crédito e de lojas desbancam carnês; em 5 anos, essa modalidade caiu de 80% para 20% nas ...

Veja mais
Lojas Colombo faz 20 anos e cresce na venda on-line

A gaúcha Lojas Colombo, que atua no ramo de varejo de eletroeletrônicos, completa 20 anos esta semana com u...

Veja mais
Classe C já usa internet como veteranos

Perfil de navegação da nova classe média é similar ao das classes A e B ao pesquisar produto...

Veja mais
Rede pretende modernizar o crediário

Máquina de Vendas, fusão de Ricardo Eletro e Insinuante, lança cartão com benefícios ...

Veja mais
Comércio eletrônico na mira dos campineiros

No Brasil, o mercado de comércio eletrônico (mais conhecido como e-commerce) tem apresentado um crescimento...

Veja mais
Governo quer acabar com tarifas abusivas no cartão

Até o fim deste ano, Banco Central deve instituir nova regulamentação   Seis meses depois de...

Veja mais
Companhias ainda ignoram redes sociais

Quase dois terços das 250 maiores do país não usam adequadamente os sites de relacionamento  ...

Veja mais