Google lança índice que mede variação de preços de produtos

Leia em 1min 10s

O Google está usando sua grande base de dados de compras online para construir o "Índice de Preços Google", um sistema de medição diária da inflação que pode se tornar uma alternativa aos índices oficiais.

 

O trabalho do economista-chefe do Google, Hal Varian, mostra como dados econômicos podem ser processados mais rápido com o uso de fontes on-line.

 

Já os preços que formam o índice oficial de inflação são coletados manualmente em lojas e publicados uma vez ao mês com defasagem de algumas semanas.
Em uma conferência, Varian disse que o Google ainda não decidiu pela publicação de seu índice de preços.

 

Ele ainda enfatizou que o índice não necessariamente é um substituto do índice oficial de inflação, já que os produtos vendidos pela internet são diferentes dos comercializados nas lojas físicas.

 

O valor medido pelo Google tem boa correlação com a inflação oficial para itens como câmeras e relógios, mas não consegue medir a variação de preço de carros, por exemplo, que são pouco vendidos no mundo virtual.
Varian também explicou que está usando as ferramentas de busca do Google para fazer previsões econômicas.

 

Ele exemplificou que buscas pelas palavras "seguro e desemprego" podem mostrar os atuais níveis de pedido de seguro, e, por consequência, ajudar os analistas na previsão dos números.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Lojas Renner lançará site de venda on-line

Portal passará a funcionar a partir da próxima quarta. Com investimento de R$ 5 milhões, a platafor...

Veja mais
Máquina de Vendas estuda "turbinar" cartão

A holding Máquina de Vendas, empresa formada por Ricardo Eletro e Insinuante, líderes de vendas no nordest...

Veja mais
Máquinas unificadoras geram economia aos lojistas gaúchos

Três meses após o fim da exclusividade das máquinas de cartão de crédito no varejo bra...

Veja mais
Cliente Visa receberá no Brasil compra feita em site dos EUA

Pedido será remetido a uma caixa postal americana e, de lá, enviado por correio para um endereço br...

Veja mais
Ponto Frio esquenta a briga pelo mercado de livros digitais

As livrarias têm um concorrente de peso agora: a rede Ponto Frio, do Grupo Pão de Açúcar, que...

Veja mais
Cielo e Oi vão operar cartões via celular

Com aumento da concorrência, empresas fazem parceria para tentar conquistar comerciantes e classes mais baixas &n...

Veja mais
MasterCard está de olho nos desbancarizados

Pesquisa realizada pela MasterCard em sete municípios de diversas regiões do Brasil, com populaç&at...

Veja mais
Redecard e Cielo fazem aposta nos celulares

Empresas investem em tecnologia para incentivar o uso do telefone como substituto do cartão de crédito &n...

Veja mais
Promoções online

Sites de descontos surgem como aliados das empresas na divulgação de produtos e serviços e no aumen...

Veja mais