MasterCard aposta em pagamento via celular

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A MasterCard fez parceria com Itaú, Redecard e Vivo e lançaram ontem uma parceria inédita que poderá substituir o pagamento feito com cartão de crédito e débito. Trata-se de compras através do celular. O Brasil é o primeiro país a receber este tipo de tecnologia.

 

"O Brasil foi especialmente escolhido pela característica da população: é uma população jovem. Além disso, no Brasil existem hoje mais de 190 milhões de celulares", explica Gilberto Caldart, presidente da MasterCard.

 

A cidade de São José dos Campos (SP) foi escolhida para o início das operações, previsto para janeiro. O Itaú e a Vivo vão convidar 30 mil clientes do município a usar o produto. A Redecard esta preparando mil lojistas do local, que vão receber um celular já com a nova tecnologia, segundo o diretor executivo de Marketing e Produtos da empresa, Alessandro Raposo.

 

"Escolhemos São José dos Campos por ser uma cidade que é considerada polo tecnológico", afirma Caldart. Vale lembrar que em São José dos Campos fica localizado um Parque Tecnológico.

 

Para o consumidor, a Vivo vai enviar um chip novo, que transforma o celular em cartão de crédito. O Itaú vai habilitar o número do plástico dentro desse chip, e com isso a transação pode ser feita. Segundo Caldart, a maior novidade desta plataforma é que o cliente começa a transação, por isso esta é uma forma de pagamento indicada para entregas em domicílio, táxi, distribuidores e vendedores porta a porta.

 

Os aparelhos serão enviados também para comerciantes. A princípio, nem clientes nem lojistas terão custos adicionais, porém, os executivos não descartam adotar uma cobrança futuramente. "Vai haver custo. No primeiro momento será gratuito, depois vamos saber quanto os clientes estão dispostos a pagar pelo serviço", diz Fernando Teles, diretor da área de cartões do Itaú.

 

Para fazer o pagamento, o cliente abre o aplicativo no celular e cria uma senha. Quando fizer uma compra, abre esse aplicativo, digita o código do comércio, o valor do pagamento, a senha do cartão e escolhe se vai pagar via crédito ou débito. No mesmo momento, o lojista recebe a confirmação do pagamento em seu celular, via mensagem de texto, de acordo com o vice-presidente de Marketing e de Inovação da Vivo, Hugo Janeba.

 

O contrato entre as quatro empresas não prevê exclusividade. "A plataforma foi desenvolvida pela MasterCard. Futuramente podemos licenciá-la para outras companhias que queiram usar essa tecnologia", acrescenta Caldart.

 

Assim que a implementar em São José dos Campos, em janeiro do próximo ano, a Redecard passará a credenciar novos estabelecimentos em outros municípios para que recebam a tecnologia no médio prazo.

 

São José dos Campos tem mais de 600 mil habitantes, total de que apenas 30 mil são clientes da Vivo e correntistas do Itaú. No início a parceria vai contemplar poucos usuários, mas com o projeto de expansão para outros bancos e operadoras de celular e de cartões, o produto se tornará mais acessível.

 

"Precisamos criar o hábito nas pessoas de utilizarem esse sistema. Ele é mais seguro que uma transação com uso direto do cartão. Assim que essa cultura for implementada, a base de clientes vai crescer", acredita Caldart.

 

Outra parceria

 

A operadora Oi havia fechado dois negócios: uma joint venture com a credenciadora Cielo para pagamentos via celular e uma parceria com o Banco do Brasil (BB) para emissão de cartões de crédito - em plástico ou no chip de celulares pós e pré-pagos.

 

A formação de uma nova empresa entre Oi e Cielo deve colocar no mercado tecnologia de pagamento via celular. Na época, para fechar o negócio, a Cielo comprou 50% da Oi Paggo (sistema de compras via telefonia celular): este já possui uma base de 250 mil usuários e 75 mil lojistas cadastrados. A nova empresa, Paggo Soluções de Meios de Pagamento, será controlada em partes iguais pela Paggo e pela Cielo.

 

A nova empresa buscará colocar no mercado telefones celulares que funcionem como terminais leitores de cartão (POS) para a captura de pagamentos. O foco serão pequenos comerciantes e trabalhadores informais. "O Brasil necessitaria de 11 milhões de estabelecimentos que aceitassem cartões. A Cielo, que é a maior, tem 1,8 milhão", destacou, na ocasião, o diretor de Mercado da Oi, João Silveira.

 

O acordo possibilitará que clientes da Oi e do BB façam compras através de celulares. O sistema de compras via celular funcionará basicamente por meio da tecnologia de mensagem de texto. "Ao comprar um chip da operadora, o cliente automaticamente recebe um cartão de crédito, embutido, que poderá, depois de analisado o crédito por parte do BB, apresentar um limite de crédito", disse o diretor de cartões do BB, Denilson Molina.

 

A MasterCard fez parceria com Itaú, Redecard e Vivo e lançaram ontem uma parceria inédita que poderá substituir o pagamento feito com cartão de crédito e débito por operações via telefone celular.

 

Veículo: DCI


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