O comércio eletrônico foi líder de reclamações da Proteste em 2010. Segundo a associação de consumidores, ocorreram 5.474 reclamações contra sites de compras pela internet, desbancando o setor de cartão de crédito (1.729) e de telefonia móvel (1.571).
Segundo a Proteste os problemas acontecem porque as empresas não "estruturaram adequadamente para dar conta da demanda".
"Apesar da grande inserção da população brasileira o meio virtual, que cresce na casa dos dois dígitos ao ano, ainda há muito a ser discutido no que diz respeito tanto a normas para resguardar o direito do consumidor quanto logística para atender a demanda", afirmou Suzana Moreira, professora de Economia da Universidade Metodista de São Paulo.
De acordo com a acadêmica, o que puxou o resultado apresentado pela Proteste foram, também, os sites de compras coletivas. "2010 foi o ano do boom dos sites de compras coletivas, então, pouco ainda se sabia do desempenho de muito dos players. A tendência é que para os próximos anos haja uma estagnação de sites e aumente a qualidade nos serviços oferecidos.
A Americanas.com, que ficou em quinto lugar no ranking de reclamações não é uma surpresa para a Moreira. "Empresas do grupo B2W entrar no ranking, pelo volume de negociações que eles fazem, não é uma questão de má qualidade, mas do gerenciamento de muitas pessoas", diz.
Veículo: DCI