A Rakuten, maior empresa de comércio eletrônico do Japão, inicia, em novembro, a operação de um negócio inédito no País: o shopping on-line.
Como em um shopping físico, o formato on-line reúne diversos varejistas em um mesmo lugar, mas cada lojista terá uma página com identidade visual própria. "No futuro, algo em torno de dez anos, o Brasil será um dos mercados mais importantes para nós", afirma Hiroshi Mikitani, CEO da Rakuten.
A empresa atua em nove países hoje e pretende estar em 27 em um prazo de cinco anos. Em 2010, a companhia teve lucro líquido de 428,9 milhões de dólares. Em junho, a Rakuten adquiriu 75% da brasileira Ikeda, especializada na criação de softwares para lojas eletrônicas. A Ikeda continua com o seu negócio original, operado pela Rakuten Commerce Service, e o shopping virtual será gerido pela Rakuten Shopping Online. O presidente da companhia no país é Ricardo Ikeda, que fundou e comandava a companhia que tem seu sobrenome.
Estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo apontou que, no segundo semestre deste ano, cerca de 4,7 milhões de pessoas vão comprar pela primeira vez via Internet.
Outro indicador é que até o final do ano, pelo menos 32 milhões de pessoas terão realizado pelo menos uma compra via Internet.
Veículo: DCI