As vendas on-line cresceram 19,1% no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a E-Consulting, consultoria especializada em tecnologia da informação.
As transações somaram R$ 15,9 bilhões, puxadas pelo segmento de turismo, que avançou com mais velocidade, de 29%. A venda de bens de consumo aumentaram 20,9%.
A consultoria aponta uma provável desaceleração do crescimento na segunda metade do ano, devido às medidas do governo de restrição ao crédito.
No acumulado até dezembro, a estimativa é que as transações ultrapassem R$ 30 bilhões, com crescimento de 15% ante 2010. A consultoria atribui a alta à consolidação das operações on-line de grandes varejistas, ao crescimento dos sites de compras coletivas e ao investimento em publicidade on-line.
Entre as categorias pesquisadas, os bens de consumo devem somar o maior valor em 2011: R$ 13,1 bilhões. Em seguida vêm automóveis, com R$ 9,7 bilhões, e turismo, com R$ 7,3 bilhões.
A pesquisa também mostrou um crescimento de 5% na frequência de compra do consumidor on-line. A maior parte das aquisições (56%) foi realizada com cartão de crédito. Em entrevistas, 77% dos compradores se disseram satisfeitos com o comércio eletrônico.
A E-Consulting acredita que há motores para impulsionar ainda mais o comércio on-line, como a popularização dos smartphones e das redes 3G e a integração entre o e-commerce e as redes sociais. (LS)
Veículo: Valor Econômico