Expoagas 2011 apresenta ferramentas para facilitar os processos
Os aparatos tecnológicos ganharam destaque no segundo dia da 30ª Convenção Gaúcha de Supermercados e a Expoagas 2011, que se encerra hoje na Fiergs. A tecnologia já dita novos parâmetros de controle e gestão dos supermercados e atua a favor não apenas do empresariado, mas também dos consumidores, beneficiados pelas novas práticas e equipamentos adotados. “Os empresários estão entendendo que ter conhecimento não basta, se não tiver as ferramentas, andou só 50% do caminho”, dispara o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.
Além da necessidade operacional que estimula o uso de novos processos, Longo afirma que a desvalorização do dólar também tem permitido o acesso a máquinas e softwares diferenciados. No Rio Grande do Sul, alternativas vêm sendo desenvolvidas de olho nas demandas e debates do mercado. É o caso da Telecon, com sede em Canoas. A companhia oferece diferentes soluções nas áreas de tecnologia, gestão e tributos para supermercados de todos os portes. O diretor de tecnologia da empresa, Cássio Rocha, explica que um processo integrado onde as três áreas contempladas andem junto é fundamental para enfrentar a concorrência.
Os softwares desenvolvidos pela Telecon atuam em toda automação dos supermercados e enquadram as empresas nos padrões tributários para informe ao fisco. “E na nossa área de gestão, disseminamos as melhores práticas dos maiores varejistas para os menores”, diz Rocha. A grande novidade levada à Expoagas é uma ferramenta que auxilia a prestar as informações da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
A Telecon também é responsável pelo desenvolvimento do robô Robbo Tel, considerado um vendedor ajudante e uma das estrelas da Expoagas. Entre suas funcionalidades, estão a execução da mídia interna dos estabelecimentos, leitura de preços. O Robbo Tel participa do evento há três anos, e em 2011 trouxe novidades. Agora, também realiza pesquisa de satisfação e informa aos consumidores quanto do preço do produto consultado é destinado a impostos. “Temos presenciado um aumento na carga tributário ao setor, então é uma forma de alertar o consumidor sobre quanto de tributos ele paga”, afirma Rocha.
A Sysmo Sistemas aproveitou a feira para apresentar ao mercado sua nova identidade visual, a central de atendimento recém-inaugurada e a nova versão do Sysmo S1, solução voltada para controladoria, logística, setor comercial e financeiro. “Essa versão tem melhorias e novas opções principalmente em logística e ponto de venda”, relata o analista de negócios Davisson Marcelo. No primeiro dia de evento já foram fechados negócios e a Sysmo deve aumentar os investimentos na participação de feiras para estreitar o relacionamento com clientes.
Os estabelecimentos de menor porte, com poucos recursos para investir em automação nos processos de gestão também encontram métodos de incrementar a atividade. O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial (CTDE) levou à Expoagas o lançamento de videoaulas que ajudam os pequenos mercados e mercearias a organizar o ambiente a fim de vender mais. “Se esse mercado tiver aquilo que o cliente procura, bom atendimento, higiene e qualidade, vai se qualificar”, aponta o diretor da CTDE, Clóvis Polese.
Veículo: Jornal do Comércio - RS