Uso de tecnologia de gestão impulsiona supermercados

Leia em 2min 40s

Expoagas 2011 apresenta ferramentas para facilitar os processos

 

Os aparatos tecnológicos ganharam destaque no segundo dia da 30ª Convenção Gaúcha de Supermercados e a Expoagas 2011, que se encerra hoje na Fiergs. A tecnologia já dita novos parâmetros de controle e gestão dos supermercados e atua a favor não apenas do empresariado, mas também dos consumidores, beneficiados pelas novas práticas e equipamentos adotados. “Os empresários estão entendendo que ter conhecimento não basta, se não tiver as ferramentas, andou só 50% do caminho”, dispara o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.

 

Além da necessidade operacional que estimula o uso de novos processos, Longo afirma que a desvalorização do dólar também tem permitido o acesso a máquinas e softwares diferenciados. No Rio Grande do Sul, alternativas vêm sendo desenvolvidas de olho nas demandas e debates do mercado. É o caso da Telecon, com sede em Canoas. A companhia oferece diferentes soluções nas áreas de tecnologia, gestão e tributos para supermercados de todos os portes. O diretor de tecnologia da empresa, Cássio Rocha, explica que um processo integrado onde as três áreas contempladas andem junto é fundamental para enfrentar a concorrência.

 

Os softwares desenvolvidos pela Telecon atuam em toda automação dos supermercados e enquadram as empresas nos padrões tributários para informe ao fisco. “E na nossa área de gestão, disseminamos as melhores práticas dos maiores varejistas para os menores”, diz Rocha. A grande novidade levada à Expoagas é uma ferramenta que auxilia a prestar as informações da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

 

A Telecon também é responsável pelo desenvolvimento do robô Robbo Tel, considerado um vendedor ajudante e uma das estrelas da Expoagas. Entre suas funcionalidades, estão a execução da mídia interna dos estabelecimentos, leitura de preços. O Robbo Tel participa do evento há três anos, e em 2011 trouxe novidades. Agora, também realiza pesquisa de satisfação e informa aos consumidores quanto do preço do produto consultado é destinado a impostos. “Temos presenciado um aumento na carga tributário ao setor, então é uma forma de alertar o consumidor sobre quanto de tributos ele paga”, afirma Rocha.

 

A Sysmo Sistemas aproveitou a feira para apresentar ao mercado sua nova identidade visual, a central de atendimento recém-inaugurada e a nova versão do Sysmo S1, solução voltada para controladoria, logística, setor comercial e financeiro. “Essa versão tem melhorias e novas opções principalmente em logística e ponto de venda”, relata o analista de negócios Davisson Marcelo. No primeiro dia de evento já foram fechados negócios e a Sysmo deve aumentar os investimentos na participação de feiras para estreitar o relacionamento com clientes.

 

Os estabelecimentos de menor porte, com poucos recursos para investir em automação nos processos de gestão também encontram métodos de incrementar a atividade. O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial (CTDE) levou à Expoagas o lançamento de videoaulas que ajudam os pequenos mercados e mercearias a organizar o ambiente a fim de vender mais. “Se esse mercado tiver aquilo que o cliente procura, bom atendimento, higiene e qualidade, vai se qualificar”, aponta o diretor da CTDE, Clóvis Polese.

 

Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

MasterCard vê o uso de cartão crescer 28% na América Latina

A MasterCard América Latina e Caribe anunciou ontem seus resultados operacionais do segundo trimestre de 2011, em...

Veja mais
Hitachi reforça planos para o Brasil

A proposta inicial era um projeto menos ambicioso para ficar pronto em 2010, mas a Hitachi Data Systems (HDS) ampliou os...

Veja mais
Comércio virtual cresce 24% e fatura R$ 8,4 bilhões no primeiro semestre

O comércio virtual encerrou a primeira metade de 2011 com faturamento de R$ 8,4 bilhões, montante 24% supe...

Veja mais
Varejo on-line ganha força na crise dos EUA

O relatório do Departamento de Comércio dos Estados Unidos sobre o varejo on-line, programado para ser div...

Veja mais
Classe C compra mais pela internet

Depois de conquistar a maior fatia da população brasileira, a classe média compra com frequên...

Veja mais
Concorrência: cartão de crédito

Cielo e Redecard ganham um novo adversário no Brasil. A Elavon inicia suas operações, em setembro, ...

Veja mais
Villaggio Grando é a primeira vinícola brasileira a adotar QR code

Confiança no código aberto A catarinense Villaggio Grando é a primeira vinícola brasileira ...

Veja mais
Bancos trocam cartões e senhas por biometria

Traços físicos são usados cada vez mais para identificar pessoas   O interesse das companhia...

Veja mais
Comércio eletrônico vira febre entre baixa renda

A baixa renda vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce brasileiro. De acordo com dados levantados pela e-b...

Veja mais