Cielo vai receber pagamento por celular

Leia em 3min 10s

Lojista digitará número de telefone do consumidor na leitora de cartão


O Banco do Brasil e a Oi lançaram o cartão de crédito Oi, que poderá ser utilizado como cartão tradicional - inicialmente com a bandeira Mastercard - ou via celular Oi. Segundo as empresas, a função de pagamento com celular estará disponível nas máquinas da Cielo e utilizará a plataforma da Paggo.

"Com isso, deve ser retirado um dos principais obstáculos ao crescimento dos pagamentos móveis, que é o número de estabelecimentos que aceitam esse tipo de pagamento", afirmou Eduardo Chedid, vice-presidente executivo de Produtos e Negócios da Cielo.

O cartão será vendido para toda a base de clientes da operadora e emitido pelo Banco do Brasil, que ficará responsável também pela análise e concessão do crédito e pelo pós-venda.

É o primeiro produto lançado pela parceria, que prevê também o lançamento de outro produto: o cartão pré-pago. Esse produto será ofertado à base de clientes Oi que não têm acesso a cartões de crédito ou débito nem possuem conta corrente (a Oi estima que em sua base existam em torno de 15 milhões de clientes não bancarizados). A iniciativa busca popularizar o acesso a serviços financeiros a uma maior parcela da população no País.

A partir de outubro, o pagamento com celular na máquina da Cielo estará disponível para os portadores do cartão Oi. A operação inicia-se na Região Nordeste. Os estabelecimentos comerciais, clientes da Cielo, de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Bahia e Ceará, serão os primeiros a experimentar a nova forma de capturar transações. A partir de janeiro de 2012, a operação será expandida para todo o território nacional, segundo as empresas.

Acordo. Em setembro de 2010, a Cielo e a Oi firmaram uma joint venture direcionada ao desenvolvimento da aceitação de pagamentos com celular no Brasil: a Paggo Soluções. Essa sociedade vai permitir a aceitação do pagamento com celular na rede da Cielo e expandirá a aceitação de meios de pagamento eletrônico como complemento a suas diversas soluções de pagamento.

Segundo as empresas, a tecnologia da Paggo é segura: o pagamento só é liberado após autorização do cliente, por meio de senha pessoal. A senha e as mensagens SMS não ficam armazenadas no celular nem na máquina da Cielo. Para fazer o pagamento, basta que o usuário informe o número do celular para o lojista digitá-lo na máquina da Cielo e autorize a compra via SMS. "Tudo isso demora quatro segundos", afirmou o superintendente de produtos e serviços financeiros da Oi, Gabriel Ferreira.

Sócios. A Paggo busca novos sócios. "Procuramos todas as operadoras e todas em algum nível demonstraram interesse em participar", disse o presidente da empresa, Massayuki Osmar Fujimoto. A ideia da Paggo é não ser restrita às operações da Oi. "Queremos ser multioperadora e multibandeira", disse Fujimoto. A avaliação é que, se a operação ficar restrita a uma única operadora, o desenvolvimento dos pagamentos com celular fica travado.

A Paggo tem sede em Alphaville e também está contratando executivos. A ideia é ter uma equipe de 25 pessoas. Por enquanto, já puxou alguns profissionais da Cielo e da Oi. "Mas vamos buscar outros no mercado até o final do ano", disse ele.

Até meados de 2012, todos os terminais da Cielo devem estar habilitados para aceitar o pagamento com celular. Até o final do ano serão os POS da região Nordeste.

Além do uso do celular como meio de pagamento, a Paggo também está desenvolvendo um projeto para transformar o celular em terminal de captura de transações com cartões. Esse serviço tem como alvo os vendedores porta a porta, como as empresas de entrega e mulheres que vendem produtos de perfumaria. / COLABOROU RENATO CRUZ


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Abecs: 72% da população do país têm algum cartão

Em 2008, percentual era de 68%, conforme dados da 4ª edição da pesquisa nacional de uso de meios elet...

Veja mais
Moeda tecnológica

Com a chegada de mais consumidores ao mercado e aos bancos, concorrência pesada e novas tecnologias, multiplicam-s...

Veja mais
Céu de brigadeiro para o crescimento da indústria de cartões no mercado brasileiro

Turbulências econômicas, alta do dólar e ameaça de inflação. Nada disso tira o s...

Veja mais
Nova classe média descobre a compra virtual

O aumento de renda da população das classes C e D, observado nos últimos anos no País, provo...

Veja mais
Fabricantes usam sites para testar mercado

As empresas de tecnologia encontraram nas lojas virtuais próprias uma ferramenta eficaz para medir a demanda do m...

Veja mais
MPEs resistem ao cartão eletrônico

Quase 3 milhões delas não aceitam nenhum tipo de "dinheiro de plástico". Apesar do crescimento do ...

Veja mais
Supermercados usam recursos inovadores

A GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação é uma organização sem...

Veja mais
Para o Natal, varejo amplia estrutura da operação on-line

Flávio Dias, diretor do Walmart, projeta um crescimento entre 50% e 60% das vendas neste Natal em relaç&at...

Veja mais
Varejistas incrementam sistemas de TI para qualificar atendimento

Para manter a liderança no mercado, redes varejistas estão ampliando os aportes voltados para tecnologia d...

Veja mais