Mesmo com resultados pouco animadores para algumas empresas do setor, o varejo eletrônico (e-commerce) espera crescer 30% no volume de vendas para o Natal deste ano e faturar cerca de R$ 2,6 bilhões. Os dados são do relatório Webshoppers, realizado pela consultoria E-bit.
Ainda que algumas empresas registrem queda nos números, como a B2W, que sofreu um prejuízo líquido de quase R$ 60,4 milhões no acumulado dos três primeiros meses de 2011 contra o lucro de R$ 47,8 milhões no mesmo período de 2010, o comércio eletrônico deve ser um dos segmentos a registrar maior crescimento para este Natal.
Para disputar esse mercado, a Nova Pontocom, que opera os sites das bandeiras Casas Bahia, Extra e Pontofrio, contratou somente neste ano cerca de 1 mil e 800 novos colaboradores, o que resultou na ampliação do quadro de funcionários em 60% apenas no serviço de atendimento pós-venda, agora centralizado na Casas Bahia Contact Center (CBCC). No acumulado do ano, a empresa registrou incremento de cerca de 40%, índice acima do registrado para o segmento de e-commerce, que, ainda conforme o indicador E-bit, teve crescimento de 24% ao arrecadar um montante de R$ 8,4 bilhões.
Com perspectivas agressivas, a Nova Pontocom planeja encerrar o ano de 2011 com vendas entre 30% e 50% acima dos índices do mercado.
A empresa atribui as expectativas à alta nos segmentos de eletrônicos e eletrodomésticos, entre outros. A previsão do E-bit é que o e-commerce alcance R$ 17 bilhões em vendas neste ano, ante R$ 14,8 bilhões em 2010.
Veículo: DCI