A Apas (Associação Paulista de Supermercados) desenvolve um novo modelo de código de barras que impossibilitará a venda de produtos fora do prazo de validade.
A iniciativa, que deve começar a ser utilizada em 2013, prevê a instalação de um software nas balanças e nos caixas dos supermercados.
"Quando o cliente chegar ao caixa, a tecnologia acusará que o produto está vencido", diz o presidente da entidade, João Galassi.
Hoje o controle é manual, o que acarreta em mais produtos vencidos nas prateleiras dos supermercados.
Em pesquisa feita nos últimos 40 dias, 56,2% dos estabelecimentos registraram reclamações sobre mercadorias fora do prazo de validade.
As principais ocorrências são de alimentos perecíveis (35,6%) e produtos de mercearia (24,7%).
"É uma estatística que precisa melhorar. Alguns supermercados dão mais atenção para itens com prazo menor, como pães e carnes, e deixam outros itens de lado", afirma o diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Góes.
O novo tipo de código de barras, que é desenvolvido com a empresa de balanças Toledo, também facilitará o controle de vendas dos supermercados do país.
"O sistema mostrará quantos itens foram vendidos de cada lote. Os estabelecimentos saberão o que está dentro da loja, mesmo que o consumidor tenha pegado o produto e deixado em outra prateleira", diz Galassi.
NÚMERO
56,2%
dos supermercados do Estado de São Paulo registraram reclamações de consumidores sobre mercadorias fora do prazo de validade nos últimos 40 dias
Veículo: Folha de S.Paulo