Para aumentar o número de visitas ao site que se convertem em vendas, a varejista de calçados americana Shoes.com investiu em recomendação de produtos, sugerindo calçados da mesma marca ou acessórios que variam de acordo com produto no carrinho do consumidor. Quase 20% dos visitantes do site clicam em recomendações, e 25% das conversões - ou seja o número de visitas que se convertem em venda - incluem um item recomendado.
"Quando você vai comprar uma peça para seu carro ou para sua casa, sabe exatamente o que precisa. Mas ninguém sabe direito qual calçado quer comprar, a não ser um corredor", diz Dave Jenkins, diretor de estratégia internacional de e-commerce da Brown Shoe, dona da Shoes.com. Segundo ele, os consumidores olham entre seis e sete pares antes de comprar. A Shoes.com tem 60 mil pares de calçados em seu portfólio.
A taxa de conversão de vendas é, em média, de 2,5% nos Estados Unidos. O índice da Shoes.com fica em torno da média nacional e chega, eventualmente, perto de 4%. No varejo on-line brasileiro, estima-se que essa taxa seja de 1,6%.
A Shoes.com vende ao Brasil através de sua loja nos EUA. O site é em inglês, mas quem acessá-lo do Brasil verá o preço final em reais, e a entrega é feita a partir dos Estados Unidos. "Pode demorar até duas ou três semanas para chegar, mas se for um sapato exclusivo, as pessoas ficam 'ok' com isso, porque elas realmente querem aquele calçado", diz. Jenkins participou do E-merging Market, conferência que termina hoje em São Paulo.
Veículo: Valor Econômico