Dona do Submarino corre risco de ter vendas em São Paulo suspensas por 72 horas pelo Procon. É só o capítulo mais recente de um longo declínio.
Quando a B2W Companhia Global de Varejo nasceu no final de 2006, da fusão entre Submarino, Shoptime e Americanas.com, ela respondia por mais da metade do nascente comércio eletrônico brasileiro. E a expectativa do mercado era de que as coisas só podiam melhorar a partir daquele momento. Não foi o que aconteceu. De lá para cá, o e-commerce nacional cresceu de uma receita de R$ 4,4 bilhões em 2006 para quase R$ 19 bilhões este ano. O problema: a B2W não acompanhou o passo. E, ano após ano, viu sua participação encolher. Em 2010, ela ficou na casa dos 30% e neste ano deve cair para cerca de 25%. Para piorar, na quinta-feira 10, o Procon-SP decidiu suspender as vendas nos sites do grupo por 72 horas em virtude de produtos não entregues e um aumento de 145% no número de reclamações.
A B2W tem 15 dias para recorrer. A notícia não poderia vir em pior hora. Afinal, as vendas de final de ano são o período mais aquecido do comércio. “Tomamos essa decisão por causa da reincidência em não entregar muitos produtos”, disse à DINHEIRO Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP. “A companhia já foi multada várias vezes, mas recorre, protela o pagamento e continua lesando o consumidor”. Ficar sem poder vender durante três dias teria efeitos bem negativos nos resultados da B2W, além de arranhar sua imagem já desgastada.Em maio, a B2W já havia sido proibida de vender pelo site Americanas.com, no Estado do Rio de Janeiro, pelo mesmo problema. Em nota, a B2W informou que está recorrendo da decisão do Procon-SP e que tem a certeza de que alcançará o patamar que deseja em qualidade de prestação de serviço.
Desde 2008, a B2W vem patinando nos resultados financeiros. O relatório do terceiro trimestre deste ano, divulgado na noite da quinta-feira 10, revelou números bastante desanimadores. O grupo acumula prejuízo de R$ 60,4 milhões nos nove primeiros meses do ano, contra lucro líquido de R$ 47,8 milhões, em igual período de 2010. No texto que acompanha o relatório, a empresa admite que o resultado ficou abaixo das expectativas e diz que está investindo em logística, distribuição e tecnologia para oferecer um serviço melhor aos seus clientes. Ao demorar tanto para resolver em definitivo esses constantes problemas, a B2W parece ter se esquecido de uma velha máxima que diz: um cliente satisfeito é sempre a melhor propaganda. Já um insatisfeito...
Veículo: Revista Isto É Dinheiro