Ceitec fará chip para cliente privado usar em carga perecível

Leia em 2min

Uma parceria entre a Ceitec e a Novus, fabricante de equipamentos para medição, registro e controle de informações, dará origem até junho de 2013 ao primeiro desenvolvimento da empresa estatal de semicondutores para um cliente privado.

O acordo fechado entre as duas companhias envolve a criação de um dispositivo RFID (identificação por radiofrequência) para ser utilizado em cargas perecíveis.

O objetivo é medir e registrar a temperatura e transmitir esses dados por radiofrequência. Esse chip será de alta frequência, assim como o que já foi desenvolvido pela Ceitec para a Hemobras no ano passado, para o rastreamento de bolsas de sangue. De acordo com o superintendente de Design e Relações Institucionais da Ceitec, Marcelo Lubaszewski, esse modelo receberá algumas novas funcionalidades para se adaptar às necessidades da Novus. "O fato de já termos uma experiência anterior nessa modalidade de chip vai permitir que respondamos mais rápido a esse novo projeto", afirma.

A Ceitec vai agregar a sua solução inicial de RFID de alta frequência um sensor de temperatura. Com isso, o cliente poderá controlar as temperaturas mínimas e máximas que os produtos atingiram ao longo de toda sua vida, desde o período em que ficaram estocados até o tempo de permanência no varejo. O chip registrará temperaturas na faixa de -20°C a 75°C podendo ser usado em alimentos, medicamentos, bolsas de sangue e outros produtos.

A Ceitec decidiu nos últimos anos que um dos seus focos seria o desenvolvimento de soluções de RFID. Desde então tem investido para ampliar o seu catálogo de soluções, que atualmente cobre três faixas de frequência: a baixa (chip do boi), a de ultra- alta frequência (chips destinados às áreas de logística) e agora o chip de alta frequência.

Desses três modelos, os únicos que deverão ser fabricados na unidade da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, é o de baixa frequência. "Quando a fábrica migrar para uma nova tecnologia, talvez possamos produzir outros modelos localmente", comenta Lubaszewski.

A parceria com a Ceitec acontece em um momento positivo para a Novus. Com sede em Porto Alegre e filiais em São Paulo, Curitiba e Campinas, além de três operações internacionais, a Novus foi a vencedora do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O case premiado foi o do FieldLogger, produto que faz medições de sistemas que precisem ter alguma variável monitorada, como balcões refrigerados, salas limpas e fornos industriais.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Virtualização de documentos fiscais é realidade

A virtualização dos documentos fiscais eletrônicos é uma realidade para grande parte das empr...

Veja mais
Cartão tradicional eleva o lucro do varejo

Lojas trocam plásticos de uso exclusivo pelos com bandeira, que permitem dividir risco e dão ganho com tax...

Veja mais
Pagamento digital fica mais seguro e acessível ao lojista

Para atrair mais consumidores, empresas de pagamentos on-line como PagSeguro, Mercado Pago e Pagamento Digital investem ...

Veja mais
Pagar à vista na web dá desconto de 10%

Para estimular o pagamento das compras à vista, os sites das grandes varejistas oferecem descontos que variam de ...

Veja mais
MasterCard e Visa estudam a venda de dados sobre clientes

As duas maiores redes de cartões de crédito dos Estados Unidos, Visa Inc. e MasterCard Inc., estão ...

Veja mais
Smartphones para acelerar as compras

Ao reconhecer que muitos clientes usam o celular para comparar preços e listas enquanto fazem as compras, os supe...

Veja mais
ClickOn aposta em segmentação do site

Em novembro, o ClickOn começa a colocar em prática a nova estratégia da empresa. O plano de um dos ...

Veja mais
Comércio eletrônico é nova frente de batalha para Google

O Google estreou ontem no Brasil o Google Shopping, serviço de busca e comparação de preços ...

Veja mais
Brasileira de comércio via internet entra no México

Netshoes, que vende artigos esportivos on-line, também atua na Argentina Líder do segmento no Brasil plan...

Veja mais