Em novembro, o ClickOn começa a colocar em prática a nova estratégia da empresa. O plano de um dos três maiores sites de compras coletivas do país é segmentar seus principais serviços. A companhia também vai investir mais em ofertas personalizadas e, para isso, vai investigar com mais profundidade quem são os consumidores e o que eles desejam.
O processo de segmentação será gradativo. De acordo com a empresa, ainda não será feito um novo site por categoria, mas o usuário terá a percepção de que houve mudanças e de que pode encontrar todos os dias ofertas nos segmentos de viagens, restaurantes, estética, produtos e serviços automotivos.
O ClickOn vai criar marcas para cada um desses segmentos, mas ainda está estudando como será o modelo. "Pode ser que a gente tenha verticais [um site para cada categoria]", diz o novo CEO, Guilherme Ribenboim, que assume o cargo em novembro. "Eu acho que um dia vamos ter um 'head' [diretor] para cada um". Para ele, esse processo pode durar entre dois e quatro anos.
No segmento de viagens, os passos estão mais acelerados. No início do mês, o ClickOn anunciou a contratação de Maíra Barcellos como diretora de turismo. Maíra tem passagens por empresas como B2W Viagens (Americanas, Submarino e Shoptime), Expedia e Peixe Urbano. O objetivo é aumentar a fatia do ClickOn nas vendas de serviços turísticos feitos por sites de compras coletivas de 11% para 30%. "Essa é a área em que é mais simples segmentar", diz Ribenboim. As ofertas de viagens podem ser oferecidas para usuários do país todo. No caso de restaurantes, por exemplo, são mais locais.
O número de ofertas do ClickOn, hoje em torno de 100 ao dia, vai aumentar. Tanto a segmentação como a personalização das promoções serão responsáveis por esse crescimento.
O site já elevou o número de informações cadastrais requisitadas ao internauta no primeiro semestre. "O próprio consumidor está pedindo uma coisa mais personalizada", diz Claudia Woods, diretora de marketing do ClickOn. A partir de novembro, o perfil dos clientes será ainda mais valorizado. "Vamos aumentar os dados pessoais e começar a entrar em 'interesses'", diz Claudia. O tipo de e-mail que a pessoa abrir e as ofertas em que clicar também serão analisados.
"Nosso sonho é que o usuário deixe de usar mais os e-mails para acessar as ofertas e entre diretamente no site, inclua isso na rotina", diz Ribenboim. O executivo, ex- gerente geral do Yahoo para a América Latina, foi anunciado como CEO do ClickOn no fim de setembro.
Em maio, a Mosaico, das Organizações Globo, comprou 40% do ClickOn. A empresa espera crescer acima do mercado de e-commerce, que vai aumentar entre 30% e 40% em 2012, calcula Ribenboim. Só o segmento de compras coletivas deve registrar faturamento de R$ 1 bilhão no Brasil em 2011.
Veículo: Valor Econômico