Ações da intranet migram para rede social

Leia em 2min 40s

Empresas aposentam redes corporativas e passam a usar sites como Facebook para a comunicação interna - Vivo/Telefônica, Santander, Estácio e Pão de Açúcar estão entre as que adotaram o sistema


Os funcionários da Aorta souberam pelo Facebook que a empresa foi adquirida pelo Grupo.Mobi, holding digital da RBS, em janeiro.

"É onde você baixa a guarda e se coloca no mesmo patamar de todos", diz Gustavo Ziller, diretor-geral da Aorta, que fatura R$ 10 milhões.

Oficializar o grupo de discussão como canal de comunicação foi um dos passos para aposentar a intranet, extinta até o meio do ano.

Gigantes como Vivo/Telefônica, Estácio e Pão de Açúcar aproveitam que os funcionários estão nas redes sociais e levam algumas funções da intranet para esse espaço.

A Telefônica adotou o Facebook. Os 59 funcionários da comunicação, espalhados por nove Estados, dispensaram reuniões presenciais e videoconferências e integraram um grupo na rede social.

O objetivo era limitar os temas da primeira reunião geral do setor depois da integração com a Vivo, em dezembro. Algumas das mais de 30 propostas já foram implantadas, como a revisão do pagamentos de parceiros, conforme o serviço prestado.

A migração na Aorta já ocorreu para outras plataformas na nuvem. Documentos corporativos, como os formatos de contrato, são mantidos no Dropbox, uma ferramenta de armazenamento.

Com o fim da intranet, o funcionário, ao ser contratado, receberá a senha para acessar o serviço e fornecerá o perfil no Facebook.

O grupo educacional Estácio não aderiu ao Facebook, mas usa uma rede espelhada, que possibilita conexão com o site, mas possui um canal fechado. Sediado no Rio, adotou em outubro o by You.

Operando nas 32 unidades do Rio, a rede chegará em abril às outras 38 do país. Cada área possui sua comunidade, em que são hospedados os documentos do setor.

COMPARTILHAMENTO

"Disseminar o conhecimento na cabeça dos nossos funcionários é essencial para nós", diz Fernando Matos, gerente de Gente e Gestão da Estácio. Dos 11 mil funcionários, 6.000 são docentes.

"Um professor do Rio compartilhando dados com um de Roraima é importante."

O by You é a interface de softwares de gestão (ERP) desenvolvidos pela Totvs. Ao logar, o funcionário acessa um ambiente pessoal, em que opta por postar tudo no Facebook e no Twitter ou não.

Mas, para emitir uma nota fiscal por meio de um ERP, por exemplo, tem de entrar no ambiente corporativo. Permite ainda que um funcionário entre na rede de outra empresa, com autorização.

Presente em 25 empresas, inclusive Santander e Endeavor, foi criado para que os dados publicados não sejam usados para outros fins, como no Facebook, para direcionamento de anúncios, segundo Laércio Cosentino, presidente da Totvs.

A escolha de uma mídia social faz parte de uma mudança de comportamento. "A geração que estará sentada nas nossas empresas nos próximos anos é muito mais colaborativa. Cada um contribui com uma informação para construir um raciocínio."

No Grupo Pão de Açúcar, o setor de tecnologia começou a usar o Bright Idea no ano passado. É uma plataforma em que os 700 profissionais de T.I. propõem e comentam sugestões de inovação. As mais votadas são executadas. Ficam responsáveis por ela os funcionários que a sugeriu e os que mais colaboraram.

"É como um Facebook de ideias", diz Alexandre Lila, gerente de T.I. do GPA.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Novas regras podem restringir avanço da TV paga no País, dizem empresas

A nova lei de televisão por assinatura, aprovada no ano passado, criou cotas de conteúdo nacional e refor&...

Veja mais
"Há muito capital para novas start-ups no Brasil"

O Mercado Livre, do argentino Marcos Galperin, 40 anos, é um sobrevivente. Fundado em 1999, um ano antes do estou...

Veja mais
Centros de dados ganham reforço no país em 2012

A adoção crescente de dispositivos móveis nas companhias vai obrigar as gerências de tecnolog...

Veja mais
Máquina de Vendas integra quatro empresas sob um único sistema e CNPJ

Dois anos depois de ser criada, a varejista Máquina de Vendas está entrando em uma nova fase. Unificou qua...

Veja mais
Lojas buscam mobilidade no pagamento com cartão

Máquinas portáteis são até 30% mais caras que as comuns, mas não pagam ligaç&a...

Veja mais
Nova Pontocom espera superar rival B2W

   O comando do braço de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar ...

Veja mais
Adoção da telefonia 4G no Brasil pode esbarrar nas restrições a antenas

Telecomunicações. Para implantar a nova tecnologia de telefonia celular no País até a Copa d...

Veja mais
A explosão do comércio eletrônico

O varejo virtual brasileiro vive um momento inédito, com briga pelo topo, dinheiro farto, segmentaçã...

Veja mais
Na disputa de preços, internet leva vantagem

Produto chega a custar 25% mais na loja física, onde a tendência é de alta nos preçosO velho ...

Veja mais