Perdas ultrapassam os 50%

Leia em 3min 40s

A medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que proíbe as prestadoras de serviço de telefonia com maior índice de reclamação em cada Estado a comercializarem novas linhas, começou a valer ontem. Em algumas lojas da TIM, operadora afetada pela determinação em Minas Gerais, o fluxo de clientes e as vendas começaram a cair desde a última quarta-feira, quando o posicionamento da Anatel foi anunciado. As perdas até domingo chegaram a ultrapassar os 50%.

Na TIM Self Shop, no Diamond Mall (região Centro-Sul), o fluxo e as vendas estão 40% menores desde quarta-feira. Porém, no sábado, a queda observada no faturamento foi ainda mais significativa, passando dos habituais R$ 13 mil para R$ 6 mil, retração superior a 50%. "A mídia deu muita atenção à decisão da Anatel. Assim, grande parte dos clientes acreditou que a suspensão teve início na semana passada", avalia a gerente, Débora Oliveira.

As projeções para as próximas semanas não são animadoras. "Estimo que as baixas não devam ficar aquém dos 40%", acrescenta a gerente. Porém, ela acredita que a migração pode evitar prejuízo mais expressivo. Ainda permitida pela Anatel, a operação consiste na concessão de descontos de no mínimo 10% aos atuais clientes, que desejem deixar os planos controle e pré-pagos, para contratar os pós-pagos. Além disso, a venda de aparelhos avulsos, sem vínculo com qualquer plano da TIM, pode ajudar a manter a receita do estabelecimento.

Quem também acredita que os descontos oferecidos pela migração podem animar a clientela é a Eletrônica Jotec, que fica em São Gotardo (Alto do Paranaíba). Embora ainda não tenha observado alteração no ritmo dos negócios, a gerente, Natânia Alves, projeta recuo de, no mínimo, 50% no faturamento a partir desta semana. Ela afirma que, caso o anúncio fosse feito com uma antecedência maior, a loja poderia ter investido em promoções, reduzindo, por exemplo, o preço dos chips para atrair o consumidor no período pré-proibição.

Natânia Alves frisa que a norma deve comprometer seriamente os rendimentos e, por isso, ressalta a necessidade de planos de marketing, que devem ser elaborados e colocados em prática pela TIM com urgência. "As reclamações, que chegavam constantemente, ganharam mais força com o apoio dos meios de comunicação e da Anatel. Mas, por enquanto, ainda não sabemos qual será a atitude da companhia, que agora pretende cumprir a nova regra à risca e, com isso, evitar o surgimento de novos problemas", informa ela.

A Ponto TIM do Shopping Del Rey (região Noroeste) também começou a observar grandes recuos. O gerente Renê Alves afirma que, até agora, as retrações afetaram principalmente a venda de novos aparelhos. No último fim de semana, houve uma redução de 50% na comercialização de unidades para o período.

Para Alves, o desaquecimento das vendas não se justifica apenas pela determinação da Anatel. De acordo com ele, a segunda quinzena deste mês já é tradicionalmente pouco lucrativa. "Muitas pessoas, devido às férias escolares, viajam nesta época do ano. Os que ficam na cidade preferem gastar o dinheiro com atividades de lazer", explica ele.

O gerente avalia que somente após acompanhar o comportamento do mercado ao longo das próximas semanas será possível avaliar os impactos da proibição e traçar estratégias focadas na recuperação do cliente.

O gerente da loja TIM do Shopping Estação BH (região Norte), Cleyton Silva, afirma que, nos últimos dias, o movimento na loja foi normal e que tanto fluxo quanto vendas permaneceram estáveis. Ele emenda que, caso haja prejuízos, a TIM deve informar aos revendedores sobre quais providências serão tomadas.

Plano elaborado - Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da TIM informou que aa empresa se concentra na elaboração do plano de investimentos, que deve ser obrigatoriamente entregue à Anatel em, no máximo, 30 dias. A companhia também comunica que toda a equipe de vendas (direta e indireta) foi instruída sobre a suspensão da comercialização de novas linhas e serviços de dados.

A empresa também customizou seus sistemas de tecnologia para garantir que nenhuma ativação seja realizada, mesmo caso o chip seja comercializado por uma revenda indireta, como, por exemplo, bancas de jornal.

Além de Minas Gerais, a TIM foi proibida de comercializar novos planos em outros 17 estados brasileiros e no Distrito Federal. Na sexta-feira, a empresa entrou com um mandado de segurança para tentar suspender a decisão da Anatel. O pedido, contudo, foi indeferido pela 4ª Vara Federal do Distrito Federal no início da tarde de ontem.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Itautec e Alterdata aliam-se para atender pequeno e médio varejo

Nos últimos anos, pequenas e médias empresas brasileiras dos mais variados setores têm ampliado seus...

Veja mais
Cartões de presente atraem novos negócios neste ano

De olho em um mercado ainda pouco explorado no país, duas emissoras de cartão vão lançar "gi...

Veja mais
Sistema permite pagar compras só dizendo seu nome

Usado em Nova York, programa criado por empresa iniciante vincula rosto do cliente ao cartão de créditoApl...

Veja mais
Classe C alavanca e-commerce no Brasil

O comércio eletrônico está definitivamente decolando como atraente opção de negó...

Veja mais
Varejo automatizado

O número de estabelecimentos comerciais automatizados no Brasil, com software de gestão e máquina e...

Veja mais
Nota Fiscal Eletrônica do varejo já está disponível no RS

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) do varejo já está disponível às empresas interessadas ...

Veja mais
Euforia solapa novatos na onda da internet

Bom momento do setor não garante sucesso de empresas iniciantes; falta de planejamento é um dos principais...

Veja mais
Rastreador de alimentos conquista espaço rápido

Empresa catarinense vence categoria Sustentabilidade Empresarial com solução 'transparente'PariPassu &eacu...

Veja mais
Um jeito mais ágil de atender quem reclama pela internet

Ferramenta facilita e torna mais rápida a resposta das empresas às demandas do clienteO consumidor encontr...

Veja mais