GS1 Brasil destaca a rastreabilidade na Expoagas 2012

Leia em 2min 40s

Entidade expõe recursos e benefícios da identificação correta de
produtos e processos de gestão para distribuidores, varejistas e consumidores



A GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação, que tem o objetivo de disseminar o padrão GS1 na identificação, codificação e soluções para a cadeia de suprimentos, participa da 31ª edição da Expoagas 2012 - Convenção Gaúcha de Supermercados, entre 21 e 23 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS). Em seu estande, a GS1 Brasil promove um ambiente propício ao relacionamento dos visitantes da feira e à exposição do que há de mais avançado em tecnologia e soluções para aprimorar os processos e a eficiência da cadeia de suprimentos. E é por essa razão que seu stand terá disponível um serviço de filiação, no qual os interessados poderão se registrar e obter na hora o número do código de barras para seus produtos.



O setor supermercadista é um dos principais parceiros da GS1 Brasil na disseminação do padrão de códigos e de comunicação das cadeias de suprimentos e abastecimento. "A adoção de padrões globais de automação foi responsável por transformar o setor supermercadista em um dos mais avançados do mundo em tecnologia e eficiência logística", diz João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil. O executivo ressalta a ideia de que a associação tem como missão reforçar a importância da adoção de padrões globais de automação aos fabricantes, distribuidores, operadores logísticos e revendedores.



Na Expoagas 2012, a GS1 Brasil destaca a importância da rastreabilidade, principalmente no setor de alimentos. Um dos recursos mais eficientes nesse sentido é o código GS1 DataBar, de dimensões reduzidas e maior capacidade de armazenar dados. Por exemplo, na operação de caixa pode-se ter o controle da data de validade de produtos perecíveis e evitar a venda ao consumidor caso ainda não tenham sido recolhidos. No setor alimentício, o código facilita o acesso a informações adicionais como lote e validade. Além da agilidade logística, esse processo proporciona uma nova experiência e satisfação ao público consumidor.



O código GS1 DataBar possibilita uma grande oportunidade de codificação de itens em diversos segmentos como, por exemplo, o de frutas, legumes e vegetais (FLV) e o de itens de pesos variáveis (carne, aves, peixes, padaria, embutidos, frios). Isso trará muitos benefícios aos consumidores, já que os produtos serão identificados desde a origem. No caso de dúvidas sobre a qualidade ou a procedência, é possível saber todo o histórico do produto desde sua origem até a gôndola do supermercado.



A GS1 Brasil disponibiliza aos seus associados e à comunidade de negócios toda orientação sobre o GS1 DataBar por meio de materiais técnicos, guias, assessoria técnica, FAQs (perguntas e respostas), cursos e formação de grupos de trabalho setoriais.



Maior feira do setor supermercadista do Cone Sul, Expoagas encerrou a edição passada com venda média de R$ 822,2 mil por empresa expositora e visitação de mais de 4.322 empresas varejistas. No evento, fornecedores oferecem preços promocionais às empresas visitantes, o que estimula negociações e solidifica parcerias, além de gerar novos relacionamentos comerciais.



Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil

 


Veja também

Consumidor pode trocar desconto por privacidade

Comércio desenvolve tecnologia para conhecer vida pessoal de clientes, como estratégia para ampliar oferta...

Veja mais
O varejo na onda da tecnologia

A história da inovação tecnológica em nosso País pode ser dividida em três fase...

Veja mais
Tecnologias podem reforçar aumento de receita nas lojas

Incrementar as vendas apoiadas em soluções inovadoras tem sido uma das saídas encontradas pelas red...

Veja mais
Informação em tempo real faz tudo ficar mais rápido nas lojas

Aplicativo permite a executivos da Marisa acompanhar movimento segundo a segundo nas 342 unidades da redeNo iníci...

Veja mais
Casas Bahia, Extra e Ponto Frio terão livrarias online

Iniciativa faz parte da campanha de voltas às aulas do grupo Nova Pontocom. Expectativa do lançamento dos ...

Veja mais
Máquinas automáticas de vendas são apostas no Brasil

Presentes no Brasil há menos de duas décadas, as máquinas de vendas automáticas (vending mac...

Veja mais
Mobilidade é desafio para compra on-line

O crescimento acelerado do comércio eletrônico no país, impulsionado pela ascensão da classe ...

Veja mais
Fabricante de balanças diversifica atuação

Com várias décadas de tradição na fabricação de balanças no Brasil, a T...

Veja mais
Cresce queixa contra site de compra coletiva

No primeiro semestre, 1.869 reclamações foram registradas contra esses sites, 10% a mais do que no ano pas...

Veja mais