Tecnologias podem reforçar aumento de receita nas lojas

Leia em 4min

Incrementar as vendas apoiadas em soluções inovadoras tem sido uma das saídas encontradas pelas redes varejistas, ao investirem em tecnologias que permitem desde analisar o fluxo de clientes nas lojas ao desempenho efetivo das vendas, até utilizar equipamentos como as tevês internas para ofertas produtos e, assim, impulsionar as compras.

 

Ao adotar programas capazes até de distrair os cliente na fila, além de estimular a compra de itens em promoção, os supermercados e as lojas do varejo têm visto incremento dos negócios. Graças à tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (videoanalytics), a Virtual Gate, empresa do Grupo Plastrom especializada no segmento de serviços de tecnologia para o varejo, a demanda está tão aquecida, que a procura pelas soluções deverá ser revertida em um crescimento de 49% este ano, em relação ao ano anterior.

 

Heloísa Cranchi, diretora-geral da Virtual Gate, afirmou ao DCI que se o lojista tem dúvidas de que a contagem eletrônica de fluxo é uma ferramenta que o ajudará a ganhar mais dinheiro, basta analisar o resultado do levantamento. "A partir do momento em que o cliente [as empresas do varejo] conhece o fluxo de sua loja e traça a conversão desse fluxo em compras reais, ele passa a trabalhar as metas de conversão de vendas. Assim, pode até convencer o gerente da loja do potencial da empresa, que pode ser realmente maior. Ao ter informações que o auxiliam a tomar as melhores decisões estratégicas, o varejista, com certeza, vai ver refletido isso em um melhor atendimento ao cliente", explicou a executiva.

 

A diretora ressalta que ao avaliar quantas pessoas compram efetivamente, o varejista sabe como foi a abordagem dos vendedores, a atenção ao consumidor e passa a ter uma visão imparcial apresentada pela solução, alcançada apenas através da contagem eletrônica. "Com a solução, temos casos de empresas que chegaram a aumentar o faturamento em até 10%. Parece algo grande, mas é apenas uma questão de analisar quantos clientes entram na loja e quantos efetivamente compraram, ou seja, agir em cima de uma realidade apresentada", afirmou.

 

Ao cobrar uma melhor performance dos responsáveis pela loja, os empresários podem ver maneiras de ampliar suas receitas, e alguns segmentos têm percebido o potencial dos investimentos em tecnologia, com mais ênfase. "A gente tem trabalhado muito com calçados e confecções, áreas que têm crescido mais. Houve uma onda muito forte no ramo de telefonia, mas agora o vestuário está com maior demanda", apontou.

 

Com soluções de contagem para grandes grupos, como as redes C&A, Pernambucanas, Vivo, Samsung, Lacoste, Tok Stok, Via Uno, Leroy Merlin, entre outras empresas, a Virtual Gate apostou em um nicho importante: o de varejistas que percebem como a venda, quando é assistida por um funcionário, pode ter um resultado melhor, e como um vendedor pode influenciar a compra. "Se o lojista não tem certeza se sua equipe de vendas está trabalhando da melhor forma possível, saber quantas pessoas estão interessadas em seus produtos, entram na sua loja e saem sem comprar nada começa a ser o primeiro indicador de que é preciso agir", finaliza a executiva da empresa.

 

Para contratar o trabalho da empresa de tecnologia, é preciso haver um levantamento inicial da loja, principalmente o tamanho da entrada e altura do pé-direito onde a câmera será instalada, para dimensionar a quantidade de equipamentos que serão necessários para cobertura dos pontos de passagem e outras particularidades que podem interferir no bom funcionamento do sistema de contagem de fluxo.

 

Promoções em áudio e vídeo

 

Com know-how no desenvolvimento de rádios indoor para várias empresas do varejo, a empresa RDS Multimídia aposta em um serviço às redes de lojas e supermercados que permita oferecer aos clientes desde ambientação musical até programação institucional - muito utilizada no sentido de tentar impulsionar as vendas por meio de promoções instantâneas. A empresa ainda oferece para o mercado uma nova opção de mídia para anunciantes em shoppings, estacionamentos e pedágios. O StartMedia, um monitor de vídeo em alta definição instalado em pontos de parada obrigatória de veículos como entradas de estacionamentos e divulga mensagens publicitárias de cinco segundos.

 

"Este tipo de mídia atrai o publico antes mesmo de entrar no estabelecimento", afirma Marcel Soares, gerente-comercial e de Marketing da RDS. Segundo o gerente, a RDS tem soluções que já fazem do veículo rádio indoor uma ferramenta multifuncional para trabalhar as estratégias de marketing, merchandising, promoções, endomarketing entre outras. Uma outra opção é o SellOutRadio, com o qual, além de programação previamente preparada, é possível desenvolver locuções ao vivo, e assim anunciar promoções e ofertas.

 

 

Veículo: DCI


Veja também

Informação em tempo real faz tudo ficar mais rápido nas lojas

Aplicativo permite a executivos da Marisa acompanhar movimento segundo a segundo nas 342 unidades da redeNo iníci...

Veja mais
Casas Bahia, Extra e Ponto Frio terão livrarias online

Iniciativa faz parte da campanha de voltas às aulas do grupo Nova Pontocom. Expectativa do lançamento dos ...

Veja mais
Máquinas automáticas de vendas são apostas no Brasil

Presentes no Brasil há menos de duas décadas, as máquinas de vendas automáticas (vending mac...

Veja mais
Mobilidade é desafio para compra on-line

O crescimento acelerado do comércio eletrônico no país, impulsionado pela ascensão da classe ...

Veja mais
Fabricante de balanças diversifica atuação

Com várias décadas de tradição na fabricação de balanças no Brasil, a T...

Veja mais
Cresce queixa contra site de compra coletiva

No primeiro semestre, 1.869 reclamações foram registradas contra esses sites, 10% a mais do que no ano pas...

Veja mais
MercadoLivre alcança 73,2 milhões de usuários cadastrados

O MercadoLivre, empresa de tecnologia líder em comércio eletrônico (e-commerce) na América La...

Veja mais
Samsung traz ao país monitor interativo

Lançamento da sul-coreana custará R$ 15 mil e poderá ser usado para modernizar varejo local A fi...

Veja mais
Companhias usam internet para prevenir ataques a suas marcas

Se os gerentes de marcas controlassem o universo, as grandes empresas passariam pelas guerras de valores culturais com u...

Veja mais