Uso de cartão de crédito faz varejo reorganizar custos

Leia em 1min 10s

O uso crescente de cartões de crédito no varejo, em substituição ao pagamento por meio de cheques ou compras financiadas por instituições financeiras, vem criando um novo cenário para os empresários varejistas que reduziram o total de provisões para cobrir a inadimplência dos clientes. A constatação é da KSI Brasil, especializada em auditoria e consultoria ao middle market (empresas de médio porte) no País, associada à britânica KS International.

 

"Como parte significativa das vendas de mercadorias no varejo está sendo realizada por meio de cartões de crédito ou débito, a inadimplência passou a ser um problema de bancos e administradoras de cartão, não mais das empresas de varejo", afirma Ismael Martinez, sócio-diretor da KSI Brasil, em estudo realizado pela consultoria.

 

O sócio-diretor da KSI Brasil cita o exemplo de uma grande empresa varejista, em cuja rede de lojas 80% das compras são feitas por meio de cartões de crédito e de débito, e os 20% restantes são pagos em dinheiro ou cheque.

 

Até 2006, 6,5% das vendas dessa empresa eram feitas por meio de cheques, com inadimplência média de 2,0%. Posteriormente, lançou o cartão de crédito próprio e restringiu ainda mais o pagamento com cheque nas lojas de maior inadimplência. "Hoje esta rede varejista reduziu quase a zero as perdas por inadimplência e não precisa mais realizar provisão para devedores duvidosos em sua demonstração contábil", salienta Martinez.

 

Veículo: DCI


Veja também

Conectados, aparelhos viram ajudantes do lar

Imagine receber um e-mail quando a roupa estiver pronta na máquina de lavar, ou uma mensagem de texto quando uma ...

Veja mais
Comércio virtual via smartphones deve chegar a R$ 2 bilhões em 2013

As vendas online por meio de aparelhos móveis (mobile commerce, ou m-commerce), devem apresentar um crescimento e...

Veja mais
Mais tecnologia aos varejistas

O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) lançou o Produto Localizador, que tem capacidade de con...

Veja mais
SAP Brasil lança novo centro de inovação voltado para o varejo

O crescimento expressivo das compras feitas na Internet pelo consumidor brasileiro fez com que a SAP Brasil - empresa de...

Veja mais
TV conectada vive conflito de padrões

Lançados há cerca de quatro anos, os aparelhos de TV com acesso à internet vêm ganhando espa&...

Veja mais
Na internet, preço muda a cada minuto

O jogo de alterar preços a cada momento na internet feito por empresas aéreas e hotéis está ...

Veja mais
15 anos de transformações

Grandes varejistas tradicionais, como Pão de Açúcar, Magazine Luiza e Lojas Americanas, aderem ao c...

Veja mais
Compras a um clique de distância

O faturamento dos sites de comércio eletrônico multiplicou-se por 45 em uma década. Com a chegada da...

Veja mais
Wal-Mart testa iPhone como caixa nos EUA

O modelo, ainda em teste, permite aos clientes usarem o iPhone para escanear produtos na loja. Na hora de pagar, eles po...

Veja mais