'Internet das coisas' mostra a face em feira

Leia em 3min 40s

Aparelhos domésticos mostrados na CES estão cada vez mais 'inteligentes'


A maior feira de eletrônicos do mundo abriu as portas ao público ontem, em Las Vegas. A contar dos anúncios já feitos à imprensa nestes últimos dias, o evento assume dois conceitos como tendência: internet que pode ser acessada em vários objetos - a internet das coisas, ou "internet de tudo" - e realidade aumentada.

Na abertura da edição passada, Steve Ballmer anunciou o fim da participação da Microsoft no evento. Neste ano, foi a vez da Qualcomm e do seu presidente mundial, Paul Jacobs, cortarem a fita de abertura do evento. Mas adivinha quem, aos pulos, entrou no palco no meio da fala de Jacobs sobre como o mundo todo, assim como as grandes empresas de tecnologia, estão direcionando seus esforços para os serviços móveis? Steve Ballmer.

O chefe da Microsoft foi muito aplaudido e em apenas 10 minutos mostrou dois híbridos - tablets que se encaixam a teclados (aparelhos que a dupla face do Windows 8 tornou possível) e dois smartphones, um Nokia Lumia e um HTC.

Internet em tudo. A Lenovo levou à feira todo o seu arsenal de tablets, smartphones e notebooks, mas reservou especial destaque para o seu híbrido de desktop e tablet chamado Horizon. Trata-se de uma tela de 27 polegadas que, se posicionada na vertical, é um desktop touch, e, se posta na horizontal, com a tela voltada para cima, como uma mesa, é um grande tablet. O aparelho roda Windows 8, chega no meio do ano nos Estados Unidos e o preço não deve estar abaixo de US$ 15 mil, segundo um dos executivos.

A Samsung exibiu novos produtos pertencentes a quase todas as categorias domésticas de eletrônicos. Com as palavras-chave "casa" e "família", a empresa mostrou fogão, geladeira, micro-ondas e máquina de lavar, todas "inteligentes" e capazes de se comunicar com qualquer aparelho móvel.

"A casa cresceu e a Samsung agora espera oferecer flexibilidade", discursou o presidente da Samsung americana, Tim Baxter. Mas os grandes anúncios estavam por vir. A empresa mostrou sua nova TV Led F8000 de 60 polegadas com design de espessura muito fina e alta resolução. Acima dessa, a Ultra HD TV de 85 polegadas da série S9, que, quando usadas com a nova plataforma da Samsung para Smart TVs, se tornam tablets gigantes.

O novo Smart Hub foi reformado e agora conta com cinco telas de interação: uma de recomendação (usando a voz, o usuário solicita programas para assistir e o televisor exibe na tela), outra de aplicativos de séries e filmes como Netflix e Hulu. A terceira com conteúdo multimídia (foto, vídeo e música). A quarta com redes sociais (Twitter, Facebook, etc) e a última que lembra a tela de aplicativos de smartphones e tablets, todos reunidos, à disposição do controle remoto.

Um aparelhinho, apelidado pela Samsung de Smart Evolution Kit, leva toda essa nova interface para qualquer Smart TV da Samsung, apenas plugando-o na parte traseira do televisor.

A Samsung mostrou ainda câmeras que captam sinal Wi-Fi e que, quando conectadas, permitem compartilhar seu conteúdo pelas redes sociais. Na mesma categoria, a empresa apresentou uma lente 3D para câmeras, que foi recebida com empolgação, por se tratar da primeira lente removível do tipo no mercado.

Por fim, a Samsung comemorou o sucesso do Galaxy S3, com 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, e anunciou a chegada do Android Jelly Bean ao Galaxy Note 10.1.

Alta resolução. Anteontem, grandes marcas apresentaram novos televisores Ultra HDs (resolução de 4K), que têm a responsabilidade de fazer muito mais do que as atuais. Com a da Panasonic, o usuário pode personalizar a tela inicial - com um smartphone é possível enviar conteúdo para a TV e, como está se tornando padrão, ela obedece comandos de voz a partir do controle remoto.

A Sharp atualizou sua linha com os UHDTVs (sigla para a nova geração de TVs) com modelos a partir de 60 polegadas. A LG exibiu sua Oled de 55 polegadas, a primeira grande televisão Oled do planeta. Ela chega ao mercado em março por US$ 12 mil. A Sony, apesar de não ter nada concreto para mostrar por enquanto, disse que reservou para o meio do ano um dispositivo que promete levar a ultra resolução a mais aparelhos.



Veículo: O Estado de S.Paulo




Veja também

Buscador de oferta cresce em linha com o comércio on-line

Ao contrário do que tem acontecido com os grandes sites de compras coletivas -que tiveram um 2012 enxuto, com cre...

Veja mais
Loja com produtos "Obama" estreia na internet

Os fãs do presidente norte-americano Barack Obama poderão encontrar seu objeto especial na 57ª Loja d...

Veja mais
Comércio por meio de dispositivos móveis dobra em 2012

Vendas por meio de iPads representam 51%, as de iPhone, 20%, e os demais aparelhos, 29%Entre as cinco categorias de prod...

Veja mais
Comércio eletrônico arrecada R$ 81,6 milhões com Boxing Day

Para diretora do e-bit, a data pode se tornar uma estratégia interessante para os lojistas manterem as vendas aqu...

Veja mais
Governo estuda universalizar televisão digital

Governo estuda universalizar televisão digital Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, quer agil...

Veja mais
Sites querem faturar R$ 75 mi com saldões

Até o próximo sábado, mais de 50 lojas virtuais fazem promoções. Com o evento, chamad...

Veja mais
Consumidor do interior gasta 20% mais no comércio eletrônico

Gasto médio com bens duráveis nos sites é de R$ 1.400, ante R$1.151 nas lojas físicas do int...

Veja mais
Varejo brasileiro 'curte' venda pelo Facebook

Vale a pena tentar vender algo em uma festa onde 1 bilhão de amigos tentam se distrair? Essa pergunta ainda divid...

Veja mais
Comércio eletrônico fará saldão pós-Natal

Inspirada no Boxing Day europeu, versão brasileira deve faturar R$ 75 milhões O comércio eletr&o...

Veja mais