A Casas Bahia realizou durante o último mês projeto pioneiro de etiquetas inteligentes, tecnologia conhecida pela sigla RFID (em inglês, para identificação de dados por radiofreqüência). Pela primeira vez, durante o feirão Supercasas Bahia, realizado no Anhembi, em São Paulo, a empresa testa essa tecnologia, que pode ser ampliada para as principais lojas da rede.
"Estamos utilizando etiquetas em cada produto, não em páletes", afirma o diretor de tecnologia, Frederico Wanderley, lembrando que muitas empresas começam projetos com a tecnologia em caixas, o que exige a aquisição de menos chips, diminuindo o custo do projeto-piloto.
Para baixar o preço, a empresa preferiu comprar as etiquetas nos Estados Unidos, onde existe maior demanda e, por isso, menor custo por unidade.
Por meio dos chips contidos nas etiquetas, os sistemas da empresa acompanham a saída de cada produto do estoque até a entrega na residência do cliente. Logo que uma venda é efetuada, o produto passa por um sensor, que "lê" sua saída e atualiza os sistemas. A aferição acontece quando ele é transportado ao caminhão que realizará a entrega e depois quando sai do veículo para as mãos do cliente. Isso cria um processo de controle mais confiável, e que inibe extravios e roubos de mercadoria.
Veículo: Gazeta Mercantil