NFC-e já é emitida através de dispositivo móvel no Sul

Leia em 2min 40s

A Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor, ou simplesmente NFC-e, começou a ser emitida via dispositivos móveis no último dia 12 de julho em projeto pioneiro, apoiado pela Sefaz-RS, que deverá ser disseminado para todos os estados visando o uso em todo território nacional num futuro bem próximo.

A NFC-e é muito semelhante à NF-e. Ambas são notas fiscais eletrônicas, de existência apenas digital. Enquanto a NF-e substitui as tradicionais notas fiscais tipos A e A-1, podendo substituir também a nota fiscal de produtor (modelo 4), a NFC-e vem para substituir a nota fiscal de venda ao consumidor final, modelo 2, que é emitida pelo varejo na venda presencial ao consumidor.

A emissão da primeira NFC-e via celular aconteceu em importante rede varejista de calçados do Rio Grande do Sul, que reformulou todo o processo de atendimento ao cliente. O pagamento é feito diretamente junto ao próprio vendedor, com uso de dispositivo móvel que incorpora a emissão da NFC-e e a possibilidade de pagamento com cartão de crédito e/ou débito. Desta forma, o vendedor acompanha o cliente em toda a experiência da venda, desde a escolha do produto até o pagamento. Isto representa um importante salto para o varejo brasileiro, estabelecendo um novo patamar de qualidade de serviços ao consumidor.

A NFC-e também deverá promover economia e racionalização de processos para as empresas, além de possibilitar o uso de novas tecnologias de mobilidade e propiciar a integração de plataformas de vendas físicas e virtuais. O objetivo da Sefaz-RS ao iniciar a implantação do sistema pelas grandes redes varejistas foi dar maior visibilidade ao projeto e servir de estímulo aos demais comerciantes para que estes promovam a modernização de seu negócio e possam ainda reduzir custos. Como a emissão da NFC-e é um processo simples, permite que a nota fiscal seja autorizada em tempo real pela Sefaz.

A NFC-e pode ser utilizada exclusivamente nas operações comerciais de venda presencial ao consumidor final, ocorridas dentro do Estado, em que não haja transporte da mercadoria. A critério de cada Estado, a NFC-e, modelo 65, poderá ser utilizada como uma alternativa para documentar as vendas realizadas dentro do Estado, destinadas ao consumidor final, substituindo a Nota Fiscal de Venda a Consumidor (modelo 2), o Cupom Fiscal Eletrônico (ECF), a Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, quando utilizada na venda a varejo e ainda a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, modelo 55, quando utilizada na venda a varejo.

Porém a NFC-e não poderá ser utilizada nas vendas presenciais onde é exigido, por força legal, o uso da NF-e. Por exemplo, continua sendo obrigatório o uso da NF-e na venda de veículos novos.

A partir de agora, qualquer loja da rede varejista do Rio Grande do Sul pode solicitar a adesão ao processo de emissão da NFC-e que, entre outros benefícios, reduz significativamente os gastos com papel, contribuindo com preservação do meio-ambiente. Além disto, o uso de dispositivos móveis para emissão da NFC-e tem um forte apelo tecnológico, que pode ser utilizado pelas empresas como um diferencial para atingir o público que é ligado em tecnologia.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Equipamento da Embrapa testará alimentos

Os pesquisadores da Embrapa criaram um aparelho que detecta até quando o leite vai estragar. Ele mede a composi&c...

Veja mais
Equipamento desenvolvido pela Embrapa poderá testar qualidade de Alimentos

A tecnologia de ressonância magnética que permite o diagnóstico de diversos tipos de traumas e doen&...

Veja mais
Pechincha conquista espaço na rede

Recurso pouco usado no Brasil, a pechincha faz parte da cultura de vários países. E o consumidor brasileir...

Veja mais
Metade dos usuários da internet acredita que empresas compartilham seus dados sem autorização

Quinta edição do estudo da entidade sobre comportamento na web revela a desconfiança sobre uso de i...

Veja mais
Tecnologias facilitam os hábitos dos consumidores

Pesquisa aponta que está cada vez mais comum a figura do comprador conectado A tecnologia está mudando o j...

Veja mais
Supermercado adota aplicativo para compras via mobile

A Supermercados Rossi New é a primeira rede de mercados de médio porte de São Paulo, com forte pres...

Veja mais
Varejos adotam guichês eletrônicos

  O consumidor mineiro já observa algumas mudanças ao pagar o estacionamento em alguns dos principai...

Veja mais
Para ampliar crescimento no país, NCR foca no varejo

Muito conhecida por sua atuação no segmento de automação bancária, companhia american...

Veja mais
Pesquisa do PayPal revela que brasileiros gastam mais de R$ 2.5 bilhões em compras online em sites estrangeiros em 2013

Estudo da companhia descobre a nova rota do comércio eletrônico e aponta que o mercado de exportaç&a...

Veja mais