Aplicativo de celular premia cliente por entrar em lojas

Leia em 1min 30s

Quando consumidor passa pelas portas de estabelecimento, ganha crédito que pode ser trocado por prêmios


Premiar o cliente apenas por entrar na loja, e não por fazer uma compra. Esse é o conceito do aplicativo Belezuca, que entrega moedas virtuais assim que o consumidor passa pelas portas do estabelecimento com o app aberto.

Mais tarde, os créditos são trocados por prêmios definidos pelo varejista.

Fábio Freitas, 37, presidente da Dot Legend (desenvolvedora da ferramenta), diz que, para o aplicativo reconhecer que o cliente entrou em um lugar, é instalado na loja um equipamento que emite som sempre que alguém passa pela porta.

O ouvido humano não capta a frequência emitida, mas ela é registrada pelo celular.

"O varejista aumenta a experiência dentro da loja e o consumidor passa a conhecer mais produtos e regiões", afirma Freitas.

O Belezuca é inspirado no americano Shopkick, adotado por varejistas nos EUA.

Freitas diz que a ferramenta oferece um instrumento para ajudar lojistas a enfrentar novas concorrências às quais são submetidos, em especial compras e pesquisas de preços na internet.

Existe a tendência de os clientes verem o produto no comércio e comprarem mais barato na web.

Cada Belezuca entregue ao cliente custa ao lojista R$ 0,01. É ele quem define o número de moedas entregues ao consumidor para cada ação e o custo das premiações. A pessoa ganha o bônus apenas uma vez por dia.

No Rio de Janeiro, o aplicativo está presente em lojas das redes Cavist, Subway, Amarena, Soulier, SuperPrix, Outer e Gávea Alimentos.

Em São Paulo, iniciou sua operação com a rede de alimentação Quasi Pronti.

Angelina Stockler, sócia-diretora da consultoria em varejo ba}Stockler, afirma que, ao usar esse tipo de ferramenta, é preciso ser claro nas regras de premiações, para que não haja desgas- te da marca em caso de dificuldade de compreensão das normas.




Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Lojas físicas investem em compra conectada

Você sai de casa disposto a comprar uma bota. Ao chegar à loja, recebe no smartphone uma mensagem de boas-v...

Veja mais
Terra Shopping ampliará presença no varejo em parceria com site Buscapé

O Terra Shopping, site comparador de preços pertencente ao portal Terra anunciou parceria com o Buscapé, q...

Veja mais
Philips já produz módulos de LED

Fabricados sob demanda, produtos são utilizados em luminárias e sistemas de iluminação.A f&a...

Veja mais
Vendas on-line registram alta de 24% e somam R$ 12,7 bi

O varejo via internet continua em expansão, com taxas de crescimento bem acima das estimativas do setor, que apon...

Veja mais
NFC-e já é emitida através de dispositivo móvel no Sul

A Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor, ou simplesmente NFC-e, começou a ser emitida via dispositivos m&oac...

Veja mais
Equipamento da Embrapa testará alimentos

Os pesquisadores da Embrapa criaram um aparelho que detecta até quando o leite vai estragar. Ele mede a composi&c...

Veja mais
Equipamento desenvolvido pela Embrapa poderá testar qualidade de Alimentos

A tecnologia de ressonância magnética que permite o diagnóstico de diversos tipos de traumas e doen&...

Veja mais
Pechincha conquista espaço na rede

Recurso pouco usado no Brasil, a pechincha faz parte da cultura de vários países. E o consumidor brasileir...

Veja mais
Metade dos usuários da internet acredita que empresas compartilham seus dados sem autorização

Quinta edição do estudo da entidade sobre comportamento na web revela a desconfiança sobre uso de i...

Veja mais