Sabemos que nos últimos anos houve um aumento no uso de aparelhos móveis para fins profissionais, o que gerou preocupações com segurança de maneira global. A tendência de que usuários passem a utilizar apenas um aparelho para fins profissionais e pessoais aumenta a preocupação com vazamento de informações confidenciais das empresas.
São cada vez mais comuns os ataques de hackers, que podem acessar informações sigilosas nos aparelhos móveis, como dados bancários, senhas e arquivos corporativos. Por isso, o atual momento do setor nos mostra que a maioria das empresas ainda não está suficientemente atenta quanto às funções de segurança de que precisam. É extremamente importante oferecer proteção para a base de dados em seus aparelhos móveis, como um bloqueio por senha ou criptografia de informações.
Os responsáveis por Segurança da Informação das corporações estão assimilando a importância deste tema. Mesmo assim, o gerenciamento para garantir a segurança desses dispositivos pode ainda não estar no topo da lista de prioridades de investimentos do departamento de TI. Em muitos casos, parte do problema é que a empresa simplesmente não prioriza a necessidade de formular um plano para de segurança de seus dispositivos móveis.
A consultoria IDC realiza um estudo há oito anos sobre o mercado de segurança móvel. Desta vez a análise foi referente ao período de 2007, com projeções estatísticas até o ano de 2012. Esse panorama das ameaças no ambiente móvel atual e em projeção futura, pela primeira vez nos oito anos teve os vírus de computador e outros tipos de códigos maliciosos destronados do topo da lista de ameaças para a segurança das empresas. A exposição de informações confidenciais é hoje a única grande ameaça à segurança das corporações, conforme mostrou a pesquisa.
Se há consciência do quão importante esses cuidados com dados de dispositivos móveis são, porque ainda há resistência em buscar soluções para evitar qualquer tipo de incidente danoso para a empresa?
Mais uma vez alertamos a indústria sobre diferenciais de proteção que existem ao adotar uma estratégia de segurança móvel, pois neste âmbito, a prevenção pode ser a diferença entre um futuro promissor ou um futuro permeado por ameaças, ataques e roubo de informações.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ