Em 2009, o governo federal iniciou a implantação do Projeto SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, que prevê a emissão eletrônica de notas fiscais e a apresentação dos livros contábeis e fiscais das empresas por meio digital, substituindo os livros de papel, com o objetivo de reduzir custos administrativos de confecção e armazenagem.
Com a nova demanda, a Third IT Solutions decidiu criar uma solução de outsourcing para SPED chamada de SPEDWeb, que permite a transferência direta de dados entre as empresas e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).
O SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - é composto de três sub-projetos, EFD - Escrituração Fiscal Digital, ECD - Escrituração Contábil Digital e NFe - Nota Fiscal Eletrônica. Consiste na modernização do atual sistema de cumprimento das obrigações acessórias transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, por meio do uso da certificação digital. Além disso, os diversos órgãos envolvidos no projeto poderão compartilhar e ter acesso às informações, respeitando as restrições constitucionais e legais. O sistema está sendo implementado gradualmente a partir deste ano (2009) e tem previsão de conclusão até o final de 2010.
Segundo William Ayer, diretor comercial da Third, a empresa disponibilizará serviços e profissionais qualificados para atender a nova legislação fiscal e tributária referente ao Sistema Público de Escrituração Digital. "Iremos tratar de todos os processos do fisco para o cliente. Basta que a empresa tenha um sistema ERP implantado", afirma Ayer.
"Como todas as informações que a Secretaria da Fazenda necessitam estão no ERP, nós criamos mecanismos que extraem os dados dos vários módulos do software para o encaminhamento e o recebimento de informações, automaticamente", explica o executivo.
Ferramentas. A solução SPEDWeb se apóia nas ferramentas de desenvolvimento do ERP JDEdwards Enterprise One, da Oracle, importante parceira da Third IT Solutions, mas também pode ser integrada a outros ERPs do mercado, de forma complementar.
"A tecnologia escolhida, JDEdwards, possui a flexibilidade e adaptabilidade necessárias para frequentes mudanças e regras do mercado. Já estamos em processo comercial da solução com algumas empresas dos estados de São Paulo e da Bahia", diz Ayer.
O sistema da Third utiliza certificação digital padrão ICP Brasil (MP 2200-2/2001) e atua de forma integrada com os fiscos federal, estadual e municipal, além dos órgãos fiscalizadores. Disponibiliza a emissão e a transmissão da escrituração digital e da NF-e para uso opcional pelo contribuinte. Elimina também a redundância de informações, por meio da padronização, uniformização e racionalização das obrigações acessórias, reduzindo custos. Utiliza uma base de dados única e compartilhada e permite ainda armazenar e digitalizar qualquer documento ou lançamento.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ