Vendas na Loja Integrada dobram no trimestre

Leia em 3min 30s

São Paulo - Com o aumento do desemprego, o e-commerce tem se tornado uma alternativa de renda para o brasileiro. Aproveitando o cenário, a plataforma de criação de lojas virtuais Loja Integrada viu alta de 102% nas vendas no primeiro trimestre deste ano, chegando à marca de R$ 117 milhões.

 

Parte do crescimento se deu pelo aumento do número de lojistas dentro da plataforma. De janeiro a março deste ano, 42.985 e-commerces foram criados na Loja Integrada - valor cerca de 3,5% superior ao registrado no mesmo período de 2016.

 

Segundo o diretor da empresa, Adriano Caetano, criar uma loja na plataforma é relativamente simples, devido ao plano gratuito oferecido aos ingressantes: "Hoje, temos 500 novas lojas por dia, sendo que 100% delas entram no plano gratuito. Mas elas têm um limite de visitas e de produtos. Quando evolui, naturalmente precisa do plano pago. Dessas 500 lojas, cerca de 60% vão para o plano pago", explica.

 

Se a taxa de novas lojas é elevada, o nível de mortalidade delas também é alto. A empresa estima que apenas uma parcela entre 10% e 15% das operações criadas consegue prosperar e evoluir. Para o executivo, é importante ter planejamento e procurar formas de se diferenciar da concorrência. "O grande varejista não consegue ser especialista em tudo. O pequeno lojista tem maior chance de sucesso quando se especializa. A criatividade tem de estar bem aflorada, não dá para fazer mais do mesmo", diz Caetano.

 

Por dentro do mercado

 

De olho em uma fatia desse mercado, o Grupo ShopB, focado na venda de jogos e acessórios, resolveu criar duas novas vertentes recentemente: o Meu Game Usado e a Distribuidora de Jogos. Com oito anos de existência, a empresa cresceu durante a crise e já apresentou um faturamento significativo em 2016 de R$ 11 milhões. "Games é um nicho muito visado e muito competitivo. Para ter relevância, você precisa ter um custo baixo e a Loja Integrada contribui com isso", afirma o diretor de marketing da loja virtual, Gabriel Bolico.

 

Após perceber o surgimento de várias lojas de games em Curitiba, os donos do ShopB resolveram criar uma nova marca dentro do grupo para atender aos pequenos lojistas da cidade: a Distribuidora de Jogos. "Nossa estratégia é ter um site que funcione como um catálogo on-line. Percebemos que a cada semana abria alguma loja nova de games em Curitiba e, vimos também, que esses lojistas se sentiam um pouco frustrados porque eles não recebiam uma atenção dos fornecedores", explica.

 

Outra empresa que vem buscando se diferenciar no mercado é a VegPet, que mantém um portal de vendas voltado estritamente à comercialização de produtos saudáveis aos amantes de bichos de estimação. Com um faturamento de R$ 1,2 milhão no último ano, a empresa quer manter o crescimento e firmar cada vez mais a marca entre os consumidores.

 

"A gente saiu de 2015 com faturamento de R$ 400 mil, triplicamos a receita em 2016, e esperamos manter a performance de triplicar nos próximos dois anos, para atingirmos mais o mercado consumidor. Não vendemos somente para os vegetarianos; vendemos para pessoas que se preocupam com a saúde e bem-estar de seus pets", diz o sócio fundador da VegPet, Victor Ramos.

 

Presença feminina

 

Dentro da Loja Integrada, os segmentos campeões de vendas são o de moda e acessórios, que faturou R$ 20 milhões no primeiro trimestre do ano, e cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais, com vendas estimadas em R$ 13 milhões no período (veja mais no gráfico). De acordo com Caetano, os números demonstram a representatividade das mulheres no comércio on-line, que além de comprarem, também estão empreendendo mais.

 

Exemplo disso, a Letiti, fundada pela estilista Daniela Cabrera ao lado do empresário Fábio Rosochansky, terminou 2016 com um faturamento de R$ 2 milhões. Especializada na venda de meias sapatinhos, a marca atua com parcerias e expande pelo modelo de franquias: hoje são três lojas.

 

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 


Veja também

Via Varejo amplia venda de soluções para lojas virtuais

São Paulo - A Via Varejo, dona da Casas Bahia e Pontofrio, passará a vender espaços dentro de seus ...

Veja mais
Ibevar: índice de preços do varejo na internet cede 0,16% em abril

São Paulo - O índice que mede a variação dos preços no varejo online recuou 0,16% em ...

Veja mais
GPA foca em fidelização com plataforma de descontos personalizados

São Paulo - A rede de varejo GPA anunciou na quinta-feira uma plataforma digital voltada a consumidores e fornece...

Veja mais
Comparador Buscapé vai virar marketplace

São Paulo - O Buscapé vai passar este ano por uma de suas maiores mudanças. A plataforma, que permi...

Veja mais
E-commerce fatura R$ 1,9 bilhão no Dia das Mães; alta de 16%, aponta Ebit

O faturamento do e-commerce no Dia das Mães, celebrado no dia 14 de maio, foi de R$ 1,9 bilhão, o que repr...

Veja mais
Vendas on-line avançaram 16% no Dia das Mães

São Paulo - O comércio eletrônico faturou no Dia das Mães deste ano R$ 1,9 bilhão. O v...

Veja mais
Ramo alimentar entra na era dos multicanais

São Paulo - Depois de avançar em setores como eletrônicos e vestuário, a multicanalidade come...

Veja mais
Comércio eletrônico deve faturar R$ 6,5 bilhões no RJ este ano

O comércio eletrônico deve faturar cerca de R$ 6,5 bilhões este ano no Estado do Rio de Janeiro, de ...

Veja mais
Projeto de lei permite que consumidor use saldo de internet móvel

Quem utiliza o celular para acessar a internet já pode ter se deparado com a seguinte situação: o p...

Veja mais