Presente nas embalagens de todos os produtos que entram na casa do consumidor, o código de barras tem importância vital para toda a cadeia de abastecimento. No entanto, não é todo mundo que conhece suas funções e benefícios. Diante desta realidade, a Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil, em parceria com a agência Netza, idealizou uma criativa ação para mostrar ao consumidor final o que existe por trás desta valiosa sequência de listras e números presentes em cada produto.
Com o auxílio da tecnologia de realidade aumentada (que permite misturar os mundos real e virtual na tela de um dispositivo móvel), a ação foi desenhada para inspirar o consumidor a explorar o ponto de venda e descobrir a relevância do padrão de código de barras da GS1. Neste momento, tal iniciativa está sendo realizada em uma loja do Pão de Açúcar, localizada no bairro paulistano da Vila Romana.
Tudo acontece de forma muito simples: 10 carrinhos de compras estão munidos com um tablet e cada aparelho possui um aplicativo especial que possibilita a experiência de realidade aumentada. Basta o consumidor pegar o carrinho e apontar o tablet para os diversos códigos de barras "tamanho família" que estão espalhados pela loja, colados ao chão. Automaticamente, aparece na tela a mascote da ação, a zebra Zezé, acompanhada por informações bem didáticas sobre o padrão da GS1. Cada adesivo de chão traz um conteúdo diferente, relacionado às funções e benefícios do código de barras.
E quem desejar fazer uma selfie com o Zezé também é possível. Um grande painel instalado na entrada da loja, também dotado com a tecnologia de realidade aumentada, permite que o visitante faça uma foto com o personagem e a receba por e-mail.
"Faz parte da estratégia global da GS1 estar cada vez mais próxima dos consumidores. O código de barras é uma solução que está presente no nosso dia a dia, mas nem sempre nos damos conta de todos os seus benefícios, como a transparência nas informações, segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de erros. Assim, o objetivo dessa ação é convidar o público a explorar o ponto de venda e entender como a tecnologia pode facilitar sua experiência de compra", explica o gerente de Marketing e Sustentabilidade da GS1 Brasil, Frederico Bellini.
Serviço
A ação da GS1 Brasil será realizada até domingo, dia 30
Endereço: Rua Tito, 639, Vila Romana, São Paulo (SP)
Horário: 12h às 20h
Roberto Nunes, repórter da revista SuperHiper