Ainda com o e-commerce pouco desenvolvido em relação à Europa e Ásia, o Brasil tem registrado aumento considerável de consumidores que optam por comprar telefones celulares via internet. De acordo com dados apurados pela Kantar Worldpanel, 12,6% dos aparelhos vendidos no último trimestre de 2016 foram adquiridos online. No mesmo período do ano anterior, o índice foi de 7,3%. Já em 2014, alcançou 5,6%.
Não por acaso, os aparelhos eletrônicos estão no topo dos itens mais comercializados entre aqueles que fazem negócios na rede (48%). Em segundo lugar aparecem roupa e calçados (38%), eletrodomésticos (31%), viagens e entretenimento (ambos com 24%), brinquedos (23%) e mobília (19%). Já entre os bens de grande consumo, cuidado pessoal surge no topo (16%), seguido por alimentos (6%) e itens de limpeza (5%).
Ainda segundo o estudo da Kantar Worldpanel, que analisou os últimos seis meses de 2016, 66% dos brasileiros mantinham as compras off-line, principalmente porque preferem ver o produto antes de adquiri-lo. A desconfiança de compartilhar dados bancários on-line e o desconhecimento também aparecem entre as razões apontadas para não abandonar a experiência tradicional.
Kantar Worldpanel
A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3,5 mil funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.
Kantar
A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30 mil colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países. A Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel