Venda de mantimentos via e-commerce cresce 30% no mundo, aponta estudo da Kantar

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As vendas de mantimentos por meio de plataformas de comércio eletrônico cresceram 30% nos 12 meses terminados em março de 2017, aponta o relatório “O Futuro do Comércio Eletrônico em FMCG”, elaborado pela Kantar Worldpanel e publicado hoje.

 

O estudo mostra que o e-commerce representa agora 4,6% de todas as vendas de produtos de grande consumo globalmente. Enquanto o canal está crescendo, o mercado de FMCG caminha lentamente, aumentando apenas 1,3% durante o mesmo período.

 

O comércio online contribui para o recorde de 36% do crescimento global do FMCG, devendo superar o crescimento do consumo no varejo off-line. “Nossas projeções mostram que em 2025 o FMCG on-line será um negócio de US$ 170 bilhões e manterá uma participação de mercado de 10%”, afirma Stéphane Roger, diretor Global de Compras e Varejo da Kantar Worldpanel.

  

“A demanda é latente no Brasil, visto que 34% dos consumidores buscam informações sobre preço e produto e 20% já compram online, porém a atividade ainda é muito voltada para viagens e eletrônicos em geral. Quando compradas categorias de alto giro, o ticket é 10% superior no online vs offline, sendo realizado por um perfil jovem (até 39 anos) e que deseja facilidade. São buscadores de preço e promoção e têm entre seus principais canais de gasto o atacarejo”, destaca o diretor.

 

Stéphane Roger destaca ainda que o que não favorece o desenvolvimento no Brasil é o fato de a oferta de e-commerce no país ainda ser restrita (somente 2 dos top 5 varejistas oferecem), com experiência de compra longe das que são oferecidas pelas lojas físicas, além de não ofertarem benefícios claros ao shopper (entrega, sortimento e promoção).

“O desenvolvimento do e-commerce é essencial para que sejam otimizadas as ações de trade da indústria, portanto podendo, além de desenvolver as categorias, maximizar investimento. Aos varejistas é a ferramenta mais oportuna para gerar lealdade: quem compra no online é mais fiel às lojas físicas da mesma bandeira”, ressalta.

 

Hotspots globais

Em termos de crescimento absoluto do valor, os seis principais contribuidores são todas as principais economias, lideradas pela China e os Estados Unidos. Os outros países de melhor desempenho são a Coreia do Sul, o Reino Unido, o Japão e a França. No ano passado, o valor aumentou 52% na China, 41% na Coreia do Sul, 31% nos Estados Unidos, 8% no Reino Unido, 7% na França e 5% no Japão.

 

No entanto, o setor de compras online também está se expandindo para novos mercados. Houve um crescimento significativo do valor, por exemplo, na Tailândia (+ 104%), na Malásia (+ 88%) e no Vietnã (+ 69%), onde o comércio eletrônico está em estágios iniciais.

 

Europa

A Europa continua a ser um continente dividido. Com uma participação de 5,6% em termos de valor em 2016, é o segundo maior mercado no mundo para o comércio eletrônico após a Ásia. No entanto, enquanto o Reino Unido e a França continuam um passo a frente no comércio eletrônico - com 7,5% e 5,6% de market share, respectivamente - Alemanha (1,7%) e Holanda (2,6%) estão atrasados.

 

Além disso, há sinais de que o comércio eletrônico está diminuindo na Europa. Mercados maduros como França e Reino Unido - enquanto ainda evoluem - estão fazendo isso em uma taxa mais lenta.

 

Estados Unidos

Conhecida por sua conexão com hipermercados de grande formato, a penetração de compra online aumentou rapidamente no país nos últimos meses, atingindo 30% da população total. As despesas anuais com alimentos e álcool via comércio eletrônico devem atingir neste ano US$ 20 bilhões.

 

América do Sul

Houve um ligeiro aumento no gasto de supermercado online na América Latina nos últimos 12 meses. A falta de confiança nos métodos de pagamento, juntamente com a crescente popularidade dos formatos de desconto, faz dela uma das regiões mais difíceis para as marcas obterem sucesso no mundo online.

 

Em toda a América Latina, o comércio eletrônico está muito além dos métodos tradicionais de compras. A exceção é a Argentina, onde o canal está excedendo o uso em relação ao resto da região.

 

Previsão para 2025

As projeções da Kantar Worldpanel mostram que até 2025 o FMCG on-line será um negócio de US$ 170 bilhões e manterá uma participação de mercado total de 10%.

 

A Coreia do Sul e a China continuarão a liderar o caminho, e a Ásia em geral permanece na vanguarda do uso do canal. A grande expansão global virá dos Estados Unidos, as previsões apontam uma elevação da participação do comércio eletrônico de 1,5% em 2017 para 8% em 2025. Isso pode ser atribuído ao lançamento bem-sucedido de modelos de compra, entrega e assinatura e a aceleração de modelos disruptivos.

 

Outras conclusões do relatório:

 

Megacidades

As megacidades tornaram-se criadouros naturais para o comércio eletrônico. Por exemplo, em Londres, Pequim e Xangai, a modalidade representa 10% do mercado dos FMCG.

 

Trabalho em conjunto

“Sabemos que o comércio eletrônico ainda está canibalizando as compras off-line. No entanto, há evidências crescentes de que os formatos on-line - em isolamento - não são mais a melhor opção para ganhar participação. É sobre como on-line e off-line funcionam juntos para criar uma melhor experiência de compra”, diz Stéphane Roger.

 

Categorias

Produtos de cuidados pessoais e com o bebê continuam a dominar a cesta online. As famílias jovens e com pouco tempo estão cada vez mais procurando conveniência quando se trata de repetir as compras dos itens essenciais para as famílias.

 

Foco na Amazon e Alibaba

A percepção do comércio eletrônico mudou dramaticamente após a aquisição da Whole Foods pela Amazon e a aliança da Alibaba com o grupo Bailian.

 

Comércio móvel e social

Os consumidores digitais de hoje estão sempre conectados, procurando produtos em movimento e comparando preços. É neste espaço que as marcas FMCG agora precisam se posicionar.

 

Tecnologia como acelerador principal

Os avanços em tecnologias como o comércio de voz e a Internet de coisas permitiram que o comércio eletrônico se tornasse uma indústria mais racionalizada e centrada no consumidor.

 

Confira o estudo completo aqui

 

Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas. Possui mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente.

 

Kantar

A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30 mil colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países. A Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel

 

 

 

 

 

 


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