O e-commerce deverá faturar R$8,7 bilhões no Natal de 2017, crescimento nominal de 13% ante ao mesmo período do ano anterior, aponta a Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro. O número de pedidos deve crescer 11%, de 16,6 milhões para 18,4 milhões, enquanto o tíquete médio apresentará uma tímida elevação de 2%, de R$ 463 para R$ 471.
Para este levantamento a Ebit considera as vendas estimadas para o e-commerce no período de 15 de novembro a 24 de dezembro, incluindo o período da Black Friday. "O faturamento da Black Friday deverá corresponder a quase 1/4 do total estimado para o Natal neste ano. A Black Friday vem se consolidando no calendário do varejo ano a pós ano e, com isso, ganha cada vez mais relevância dentro da estratégia das empresas para o Natal", afirma Pedro Guasti, CEO da Ebit.
A tímida expansão do tíquete médio, de acordo com Guasti, é um reflexo dos descontos praticados durante a Black Friday e da queda de preços na cesta de produtos do comércio eletrônico, medida pelo Índice FIPE Buscapé. "Os preços do e-commerce estão registrando deflação há 12 meses consecutivos. Mantida esta tendência em dezembro, o índice deverá fechar 2017 com retração de 2,5%. Para o e-commerce, esse é um dado muito relevante, pois mostra que a alta no faturamento está apoiada no volume de pedidos. O consumidor está vindo cada vez mais para o e-commerce e comprando com mais recorrência", explica.
O crescimento estimado para o período do Natal está em linha com o previsto pela Ebit para o segundo semestre de 2017. "No Webshoppers 36 apontamos uma alta de 12% a 15% para o segundo semestre, capitaneado pelas três grandes datas do calendário do varejo, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Se o Natal for bom como o mercado está esperando, nosso crescimento deverá voltar a ser de dois dígitos", disse.
Confira as subcategorias e produtos que devem ser as mais vendidos (em volume de pedidos) neste ano:
- Bonecas
- Cafeteira
- Camisa Esportiva
- Camiseta Masculina
- Celular e Smartphone
- Cobre-Leito
- Fogão
- Jogo de Cama
- Jogo de Panelas
- Jogos de Vídeo Game
- Livros
- Perfume
- Pneu de Carro
- Relógio de Pulso
- Sandálias Femininas
Confira tabela a seguir com levantamento 2016 versus. 2017:
15/11 a 24/12 | Pedidos | Faturado R$ | Tíquete Médio R$ |
natal 2016 | 16,6 mi | 7,7 bi | 463 |
natal 2017 | 18,4 mi | 8,7 bi | 471 |
var. % | 11% | 13% | 2% |
Ebit: presente no mercado brasileiro desde 2000, a Ebit acompanha a evolução do varejo digital no País desde o seu início, sendo a maior referência em inteligência competitiva para o e-commerce. Através de um sistema, que coleta dados diretamente com o comprador on-line, a Ebit gera informações detalhadas sobre o mercado diariamente. São mais de 10 mil pesquisas respondidas por dia, 22 mil lojas avaliadas até o momento e 25 milhões de pesquisas acumuladas desde 2001.
Fonte: Assessoria de Comunicação da E-BIT