O crescimento do e-commerce no Brasil, que proliferou as vendas virtuais pelo País nos últimos anos, também elevou bastante as tentativas de fraude pelo canal. Segundo levantamento da Konduto, ano passado, uma tentativa de fraude foi verificada a cada cinco segundos.
Os ataques são feitos a partir de compras com cartões de crédito clonados. O estudo, intitulado Raio-X da Fraude, considerou amostragem de mais de 40 milhões de transações, de primeiro de janeiro a 31 de dezembro de 2017. O estudo aponta que o índice de tentativas de golpes virtuais foi de 3,03%, equivalente a uma transação fraudulenta a cada 33 processadas no comércio eletrônico. Este valor representa somente as tentativas de fraude.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce nacional recebeu mais de 203 milhões de pedidos ao longo de 2017. Se 3,03% delas são de origem fraudulenta, mais de 6 milhões de transações foram feitas por estelionatários com cartões clonados durante os 365 dias do ano. Quase uma compra criminosa a cada 5 segundos.
“A maioria destas transações ilegítimas é barrada pelos sistemas antifraudes. Um e-commerce saudável não pode ter uma taxa de fraudes superior a 1% do faturamento, sob risco de advertências e multas”, diz Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.
Fonte: DCI São Paulo