O mundo está cada vez mais digital e as pessoas gastam mais tempo de olho nas telas todos os dias. Só no Brasil, 116 milhões estão conectados à internet. Esse número representa 64,7% de toda a população, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C) do IBGE.
Segundo o estudo, o celular tornou-se o principal meio de acesso à web no País, somando 94,6% dos internautas. Com o mundo ao alcance das mãos, cada vez mais pessoas optam pelos aplicativos para realizar diversas tarefas diárias como pagar uma conta ou estudar. E uma dessas tem se destacado: compras de supermercado.
Diversos aplicativos facilitam a vida do consumidor nesta rotina essencial, mas que pode demandar um tempo precioso. As redes varejistas estão atentas a esse mercado. O Pão de Açúcar vem desde 2017 aumentando sua presença digital. Já é possível fazer compras com descontos personalizados, evitar filas e até pagar com o Apple Pay. “Além de incentivar a experiência digital e integrar o online com a loja física, essas funcionalidades reforçam o compromisso do Pão de Açúcar em trazer vantagens reais e exclusivas aos seus clientes fidelidade”, explica Teodoro Ornelas, Diretor de Promoções, Fidelidade e CRM do GPA.
Todas as funcionalidades são pensadas para acompanhar as mudanças do consumidor. Até a lista de compras anotada em papel já está com os dias contados. Os aplicativos têm uma funcionalidade que organiza uma lista personalizada, de acordo com o histórico de compras nas lojas das redes Extra e Pão de Açúcar, por exemplo. “O ‘Minha Lista’ faz parte da estratégia digital que a companhia vem apostando desde o ano passado, que compreende o incentivo cada vez maior para consumidores aproveitarem as vantagens dos canais on e off-line ao realizar suas compras”, comenta Ornelas.
As startups também estão apostando nesse setor. O MeuCarrinho, por exemplo, é ótimo para criar listas e comparar preços e produtos. Os gastos podem ser salvos e acessados no histórico de compras. O app foi criado em parceria com o Buscapé, o que garante uma grande variedade de lojas e itens cadastrados. Com o escaneamento de produtos, é possível ler os códigos de barras e comparar o preço em diferentes locais.
Outro destaque nessa área é a Rappi. Criada na Colômbia, a empresa se define como “delivery de comida, mercado e entregas. O aplicativo funciona em parceria com estabelecimentos como supermercados, farmácias e serviços de “caixa eletrônico” para saques de até R$ 300. Na categoria “Qualquer Coisa” o consumidor pode colocar qualquer produto desejado, desde que lícito e disponível em algum comércio aberto àquela hora. Por hora, a empresa atende São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba. Mas há planos de expansão para o Centro-Oeste.
Fonte: O Hoje