E-Commerce: Sistemas de autoatendimento entram na mira de farmácias

Leia em 3min

Com foco em impulsionar as vendas pelos canais digitais, o setor de farmácias investe em sistemas de autoatendimento ao cliente e softwares baseados em inteligência artificial. Entre as apostas, estão ferramentas de chatbot especializadas em intermediar o comércio de medicamentos em plataformas online.

 

Um dos exemplos de sistemas inteligentes voltadas para esse setor é o ChatApp Benie, desenvolvido pelos empresários Marcello Braga e Evandro Campos. “Entendemos que muitas vezes a interação do paciente com esse mundo ainda é muito complicada”, afirma.

 

Ele explica que o sistema de chatbot – também conhecido como assistente virtual – recebe as solicitações de atendimento pela própria página do Facebook da ferramenta Benie. Com isso, ao receber o pedido do consumidor via chat da rede social, o sistema informa os estabelecimentos farmacêuticos mais próximos à localização do usuário.

 

“Realizamos um leilão sobre a disponibilidade do produto. Os fatores determinantes sobre quem vai assumir o pedido são o preço, área de cobertura de entrega da farmácia e qualidade nos serviços de delivery”, explicou Campos, lembrando que o pagamento é feito no próprio chat por meio do cadastramento do cartão de crédito do usuário.

 

A cada negócio fechado na plataforma, a iniciativa retém – em média – 3% do valor final da compra. Porém, Campos explica que esse percentual varia com frequência, levando em consideração os “picos” de demanda durante determinados períodos do dia.

 

Além disso, o empresário afirma que o foco atual da iniciativa é atender de modo “gradativo” cada vez mais uma base de 27 mil farmácias no Brasil – vinculadas à rede farmacêutica ePharma.

 

“Lançamos há um mês e o sistema está funcionando no Rio de Janeiro. Até o ano que vem vamos expandir para São Paulo e a região Sul do Brasil”, afirmou Campos, que também mencionou o objetivo de atender 100 mil pedidos mensalmente até o final de 2018.

 

Inteligência Artificial

 

Também voltada para o comércio eletrônico de artigos farmacêuticos, a plataforma online Netfarma vai investir cerca de R$ 20 milhões em softwares de análise comportamental do fluxo de seus consumidores. A nova ferramenta sugere produtos relacionados às suas buscas, cliques e compras na jornada do usuário.

 

De acordo com o CEO da empresa, Walter Cardozo, os aportes resultarão em um aumento de “aproximadamente” 30% em termos de volume de venda, e cerca de 60% no que diz respeito à receita.

 

“Os investimentos em inteligência artificial têm por principal objetivo aprimorar a experiência dos clientes, através da maior assertividade no mix de ofertas, assim como maior agilidade na interação, gerando entre outras coisas um aumento da eficiência operacional”, afirmou o executivo.

 

Além disso, Cardozo diz que esses aportes transformarão o modelo de atuação do e-commerce – operando também como uma plataforma de marketplace. “Certamente, resulta em maior eficiência da plataforma, e ao integrar a estratégia de marketplace também contribui para a diversificação do negócio. Por meio de machine learning e big data, conseguimos extrair esses dados e transformá-los em informação relevante para engajar clientes e ampliar as oportunidades de negócio do e-commerce”, complementa o executivo.

 

Atualmente, a plataforma tem um portfólio que envolve mais de 12 mil itens. 

 

Fonte: DCI

 

 


Veja também

E-commerce: Venda online ainda registra rescaldos da greve de maio

O ritmo de venda no e-commerce brasileiro parece ainda não ter se recuperado da baixa provocada pela greve dos ca...

Veja mais
Aplicativos ajudam na hora de fazer as compras

O mundo está cada vez mais digital e as pessoas gastam mais tempo de olho nas telas todos os dias. Só no B...

Veja mais
Brasão Supermercados lança tecnologia NFC para pagamentos no caixa

   Antenado às inovações que proporcionam mais praticidade aos clientes,...

Veja mais
Uso de tecnologia reduz tempo em supermercado

Para boa parte das pessoas, ir ao supermercado não é uma das melhores partes do dia, sobretudo em raz&atil...

Veja mais
Investir em qualidade de dados evita perdas no varejo

Uma cena comum nos supermercados é ainda ver os operadores de caixa digitando a numeração do c&oacu...

Veja mais
Varejo alimentar usa internet para criar opções de delivery

  Com o objetivo de ampliar o escopo de delivery e aumentar o tíquete médio, as redes de supermercad...

Veja mais
8ª Conferência Internacional "Brasil em Código" discute a transformação digital

   Presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira Evento Brasil em C&o...

Veja mais
E-commerce projeta faturar R$ 37,9 bilhões no 2° semestre

    O comércio eletrônico deve faturar R$ 37,9 bilhões no segundo semestre do ano. &Eacu...

Veja mais
Assaí investe em tecnologia para modernizar lojas, testa caixa automatizado

 O Assaí, bandeira de mais forte crescimento do Grupo Pão de Açúcar (GPA), está ...

Veja mais