Vendas online de FMCG crescem sete vezes mais rápido do que outros canais

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As vendas de produtos de consumo massivo (FMCG) via comércio eletrônico cresceram sete vezes mais rápido do que o mercado total entre julho de 2018 e junho de 2019. De acordo com estudo global da Kantar, líder mundial em dados, insights e consultoria, o Brasil registrou 30,9% de aumento nas vendas online neste período, enquanto o mercado total de FMCG no País teve alta de apenas 5,6%.

 

Crescimento do valor FMCG


País

Crescimento total do valor de FMCG (online e offline)

Crescimento do valor de FMCG online

 

Brasil

5.6%

30.9%

China continental

5.0%

36.1%

México

4.7%

43.5%

Reino Unido

2.4%

5.9%

Taiwan

2.2%

22.0%

Coreia do Sul

1.6%

13.1%

Espanha

1.3%

6.4%

França

1.2%

6.0%

Tailândia

0.8%

43.2%

Colômbia

0.0%

53.5%

Malásia

-2.3%

23.3%

 

Fonte: Worldpanel FMCG Panel, Kantar, julho de 2018 a junho de 2019
* O FMCG é considerado produtos de consumo em massa embalados com alimentos, bebidas, laticínios, cuidados pessoais, cuidados domiciliares e outros como alimentos para animais de estimação.

  

Apesar de o Brasil ainda não estar neste patamar, os números mostram que o comportamento do brasileiro está mudando gradativamente. Isto porque é o quinto com maior crescimento nas vendas, apesar de ser onde as compras dessas categorias via e-commerce têm a menor participação de mercado (0,1%).

 

O levantamento apontou ainda que as economias asiáticas continuam a ser líderes neste segmento. A Coreia do Sul está no topom com participação de mercado de 20,3%, seguida pela China continental (15,2%) e Taiwan (8,7%). Na Europa Ocidental, o Reino Unido lidera com 7,6%, seguido pela França, 6,2%. Na América Latina, o cenário mais tímido é parecido, tendo Colômbia (0,3%) e México (0,2%) à frente do Brasil.

 

Valor de vendas de FMCG Online

% do total de vendas de FMCG


Share em valor do E-commerce (%)

Julho 2017 a junho 2018

Julho 2018 a junho 2019

Coréia do Sul

18.2%

20.3%

China Continental

11.8%

15.2%

Taiwan

7.3%

8.7%

Reino Unido

7.4%

7.6%

França

5.9%

6.2%

Espanha

2.3%

2.4%

Malásia

1.6%

2.0%

Tailândia

1.2%

1.6%

Colômbia

0.2%

0.3%

México

0.1%

0.1%

Brasil

0.1%

0.1%

 

Fonte: Worldpanel FMCG Panel, Kantar, julho de 2018 a junho de 2019 

 

“Esperamos que até 2025 as compras de supermercado online dobrem, o que significa que 10% das vendas globais de bens de consumo serão feitas em comércio eletrônico. No Brasil, esta estimativa é de 3%”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

 

Na Ásia, o online deverá ser o principal canal até 2025. As vendas deverão representar quase um terço da aquisição de produtos de consumo em massa na China continental no intervalo de cinco anos e um quarto na Coréia do Sul. Na França e no Reino Unido, o comércio eletrônico deve representar pouco menos de 10% dessas transações.

 

Prognóstico


 

Share do valor de E-commerce (%)

Prognóstico 2025

China continental

31%

Coréia do Sul

24%

Reino Unido

9%

França

8%

Brasil

3%

México

3%

Fonte: Painel FMCG do Worldpanel, Kantar

 

 

Sobre a Kantar

 

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria, e a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar sua experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham nela contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

 

 


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