As vendas de produtos de consumo massivo (FMCG) via comércio eletrônico cresceram sete vezes mais rápido do que o mercado total entre julho de 2018 e junho de 2019. De acordo com estudo global da Kantar, líder mundial em dados, insights e consultoria, o Brasil registrou 30,9% de aumento nas vendas online neste período, enquanto o mercado total de FMCG no País teve alta de apenas 5,6%.
Crescimento do valor FMCG | ||
País | Crescimento total do valor de FMCG (online e offline) | Crescimento do valor de FMCG online |
Brasil | 5.6% | 30.9% |
China continental | 5.0% | 36.1% |
México | 4.7% | 43.5% |
Reino Unido | 2.4% | 5.9% |
Taiwan | 2.2% | 22.0% |
Coreia do Sul | 1.6% | 13.1% |
Espanha | 1.3% | 6.4% |
França | 1.2% | 6.0% |
Tailândia | 0.8% | 43.2% |
Colômbia | 0.0% | 53.5% |
Malásia | -2.3% | 23.3% |
Apesar de o Brasil ainda não estar neste patamar, os números mostram que o comportamento do brasileiro está mudando gradativamente. Isto porque é o quinto com maior crescimento nas vendas, apesar de ser onde as compras dessas categorias via e-commerce têm a menor participação de mercado (0,1%).
O levantamento apontou ainda que as economias asiáticas continuam a ser líderes neste segmento. A Coreia do Sul está no topom com participação de mercado de 20,3%, seguida pela China continental (15,2%) e Taiwan (8,7%). Na Europa Ocidental, o Reino Unido lidera com 7,6%, seguido pela França, 6,2%. Na América Latina, o cenário mais tímido é parecido, tendo Colômbia (0,3%) e México (0,2%) à frente do Brasil.
Valor de vendas de FMCG Online % do total de vendas de FMCG | ||
Share em valor do E-commerce (%) | Julho 2017 a junho 2018 | Julho 2018 a junho 2019 |
Coréia do Sul | 18.2% | 20.3% |
China Continental | 11.8% | 15.2% |
Taiwan | 7.3% | 8.7% |
Reino Unido | 7.4% | 7.6% |
França | 5.9% | 6.2% |
Espanha | 2.3% | 2.4% |
Malásia | 1.6% | 2.0% |
Tailândia | 1.2% | 1.6% |
Colômbia | 0.2% | 0.3% |
México | 0.1% | 0.1% |
Brasil | 0.1% | 0.1% |
Fonte: Worldpanel FMCG Panel, Kantar, julho de 2018 a junho de 2019
“Esperamos que até 2025 as compras de supermercado online dobrem, o que significa que 10% das vendas globais de bens de consumo serão feitas em comércio eletrônico. No Brasil, esta estimativa é de 3%”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.
Na Ásia, o online deverá ser o principal canal até 2025. As vendas deverão representar quase um terço da aquisição de produtos de consumo em massa na China continental no intervalo de cinco anos e um quarto na Coréia do Sul. Na França e no Reino Unido, o comércio eletrônico deve representar pouco menos de 10% dessas transações.
Prognóstico |
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Share do valor de E-commerce (%) | Prognóstico 2025 |
China continental | 31% |
Coréia do Sul | 24% |
Reino Unido | 9% |
França | 8% |
Brasil | 3% |
México | 3% |
Fonte: Painel FMCG do Worldpanel, Kantar
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Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar