De acordo com a pesquisa Projeção de Vendas do IBEVAR Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, o varejo ampliado, que inclui material de construção e automóveis, deve registrar uma retração de 5,62 % em abril, comparado ao mês anterior. Já em relação ao mesmo período de 2019, a previsão é uma queda de 16,94% nas vendas.
Para o economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, os dados são explicados principalmente pelo avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. A pandemia desestabilizou o país e a confiança do consumidor, que se vê em um momento de incerteza. Ao mesmo tempo, varejistas de itens não-essenciais são impactados pela política de isolamento social para que haja controle do contágio pelo vírus. É um cenário inevitável para o fechamento de Abril e para o próximo mês, afirma.
O estudo indica uma retração nas categorias de combustíveis e lubrificantes (40,82 p.p); materiais de construção (-30,16 p.p); veículos, motos, partes e peças (-16,04 p.p); móveis e eletrodomésticos (-9,39 p.p) e tecidos, vestuários e calçados (9,14 p.p).
Já os segmentos que devem fechar com desempenho mais significativo, ainda que tímido, são: outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,20 p.p); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,28 p.p); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,21 p.p).
Fonte: Newtrade