Varejo deve encerrar abril com retração de 5,62%

Leia em 1min 10s

De acordo com a pesquisa “Projeção de Vendas” do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, o varejo ampliado, que inclui material de construção e automóveis, deve registrar uma retração de 5,62 % em abril, comparado ao mês anterior. Já em relação ao mesmo período de 2019, a previsão é uma queda de 16,94% nas vendas.

Para o economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, os dados são explicados principalmente pelo avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. “A pandemia desestabilizou o país e a confiança do consumidor, que se vê em um momento de incerteza. Ao mesmo tempo, varejistas de itens não-essenciais são impactados pela política de isolamento social para que haja controle do contágio pelo vírus. É um cenário inevitável para o fechamento de Abril e para o próximo mês”, afirma.

O estudo indica uma retração nas categorias de “combustíveis e lubrificantes” (40,82 p.p); “materiais de construção” (-30,16 p.p); “veículos, motos, partes e peças” (-16,04 p.p); “móveis e eletrodomésticos” (-9,39 p.p) e “tecidos, vestuários e calçados” (9,14 p.p).

Já os segmentos que devem fechar com desempenho mais significativo, ainda que tímido, são: “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (9,20 p.p); “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (8,28 p.p); “hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” (2,21 p.p).

 

Fonte: Newtrade 


Veja também

Startup cria lista para compras de supermercado para evitar desperdício

Em tempos de quarentena, muitas pessoas estão realizando compras de mantimentos mais robustas, para evitarem idas...

Veja mais
E-commerce cresce 18,5% na primeira semana de abril

O fechamento do comércio e o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus impulsionaram as ...

Veja mais
Vendas aumentam 80% nos supermercados online

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou em parceria com a Compre e C...

Veja mais
Dobra número de novos clientes no e-commerce de alimentos

O número de novos consumidores no e-commerce de supermercados brasileiros praticamente dobrou após os in&i...

Veja mais
Vendas online de supermercados quase dobram após o coronavírus,

O distanciamento social forçado pelo novo coronavírus no Brasil fez com que muitas pessoas tivessem que se...

Veja mais
Formulário online permite que a população notifique a falta de produtos no comércio

Para ajudar a amenizar o impacto do novo coronavírus na distribuição de produtos para o comé...

Veja mais
Levantamento aponta segmentos do e-commerce que crescem na pandemia

Qual impacto da crise do novo coronavírus no e-commerce? Até o momento, determinados segmentos do com&eacu...

Veja mais
Apps de entrega de supermercados salvam quem não está saindo de casa

A pandemia do novo coronavírus está impactando a vida de todos em todo o mundo. A orientação...

Veja mais
Transações têm alta de 180%, afirma ABComm

As lojas virtuais registraram um aumento de mais de 180% no volume de transações, de acordo com a Associa&...

Veja mais