Mercado de cartões precisa mudar, diz BC

Leia em 1min 20s

As empresas do segmento de cartões de crédito e débito não estão oferecendo o nível de eficiência que a sociedade brasileira exige. A afirmação foi feita ontem pelo chefe do Departamento de Operações Bancárias e do Sistema de Pagamentos do Banco Central, José Antônio Marciano, ao participar de audiência pública no Senado Federal para debater a administração e a regulamentação dos cartões de crédito.

 

Marciano lembrou que termina este mês o prazo para que as empresas do setor apresentem sugestões e comentários sobre um relatório divulgado em abril deste ano pelo Banco Central, pela Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

 

O diagnóstico da indústria de cartões de crédito trata do custo dos impostos aos clientes e da falta de concorrência no setor, entre outros aspectos. O relatório mostra que as duas maiores bandeiras, Visa e MasterCard, respondiam, em 2007, por mais de 90% das transações com cartões de crédito e de débito.

 

Para ter acesso ao serviço das duas bandeiras, os lojistas contam com as únicas credenciadoras - empresas que habilitam estabelecimentos comerciais para aceitarem cartões como meio de pagamento - no País: Visanet e MasterCard.

 

Segundo Marciano, o relatório é o ponto de partida para que sejam adotadas medidas. Entre as opções, estão a autorregulação do setor, em que as próprias empresas se organizariam para estabelecer as regras, ou a regulação pelo governo. O governo só vai definir a norma depois do prazo dado às operadoras para se manifestarem.

 

Veículo: DCI


Veja também

Jogatina corporativa

Grandes empresas como Natura, Coca-Cola, Souza Cruz, Suzano, Contax e Porto Seguro adotaram em suas gestões os ch...

Veja mais
Microeletrônica ajuda Zegna a vender jaqueta com energia solar

Um namoro entre a indústria têxtil e o setor de microeletrônica começa a dar os primeiros frut...

Veja mais
Rede Pão de Açúcar estreia canal exclusivo 'on-line'

A rede Pão de Açúcar tem agora mais um canal de comunicação com seus clientes: o site...

Veja mais
De olho na audiência

A 3RCorp, que desenvolve tecnologias de monitoramento, lança neste mês um produto focado nas grandes redes ...

Veja mais
Pequeno negócio ainda é desafio para ERP

O clamor das pequenas e médias empresas pela melhoria de produtividade e eficiência - que já foi pri...

Veja mais
Vocollect quer crescer 30% no Brasil

A Vocollect, norte-americana especializada em soluções de captura de dados por meio de voz para logí...

Veja mais
Brasil supera a média mundial de computadores por habitante

O Brasil possui hoje um computador para cada três habitantes, o que equivale a 60 milhões de unidades em us...

Veja mais
Sustentabilidade impulsiona Dell e IBM

A questão da sustentabilidade voltou ao topo das prioridades das grandes empresas de tecnologia da informaç...

Veja mais
CGI.br recomenda nova política anti-spam

Com o objetivo de reduzir sensivelmente o envio de spams por meio das redes brasileiras, o Comitê Gestor da Intern...

Veja mais