A Vocollect, norte-americana especializada em soluções de captura de dados por meio de voz para logística e centros de distribuição, pretende incrementar suas operações no Brasil este ano.
A companhia, que já está por aqui há quatro anos, vai mirar segmentos como supermercadista, farmacêutico e frigorífico para crescer até 30% em 2009.
As soluções da empresa atuam em diversas etapas dos processos logísticos, como seleção, reabastecimento, armazenagem, inventário e transferências. Um dos principais itens do portfólio, o Vocollect Voice, integra-se com todos os maiores sistemas de WMS e ERP do mercado, incluindo SAP, além de prestar suporte para soluções móveis. O sistema já é vendido em 55 países, traduzido para 26 idiomas.
Segundo Carlos Kamimura, diretor de Desenvolvimento de negócios da Vocollect para a América Latina, o Brasil é um mercado aberto para a companhia.
“Dentre os 20 maiores supermercados do país, que é uma das verticais mais importantes para nós, apenas um utiliza sistemas de voz”, destaca Kamimura. “Analisando este cenário, estamos muito confiantes e sabemos que teremos espaço e oportunidade para crescer”, complementa.
O diretor também baseia suas expectativas em uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em janeiro de 2009, segundo a qual o faturamento dos supermercados irá crescer 2,5% este ano no Brasil, frente a 2008.
O levantamento mostra também que os investimentos devem continuar a crescer no setor já que, só para 2009, já foram anunciados R$ 5 bilhões.
Diariamente, segundo Kamimura, a Vocollect permite que mais de 250 mil operadores no mundo distribuam mais de US$ 2 bilhões de produtos de seus centros de distribuição para as lojas.
A companhia atua por meio de um time global de mais de dois mil distribuidores e revendedores.