Fazer compras pela internet pode ser uma boa opção para quem tem problemas de locomoção ou não tem tempo para ir ao supermercado, isso se o consumidor não se importar com o tempo de espera e nem pedir produtos refrigerados.
A Pro Teste avaliou o serviço de delivery em 15 estabelecimentos de sete capitais brasileiras (desses, apenas o Pão de Açúcar atua na região). Com exceção dos produtos refrigerados e congelados (que na maioria dos casos chegaram em temperatura inadequada), a compra on-line de produtos de mercearia, bazar ou higiene nesses estabelecimentos foi aprovada pela entidade.
Mas o conforto de ter as mercadorias entregues em casa não sai de graça. Quase todos os estabelecimentos cobram uma taxa de entrega, entre R$ 1,95 e R$ 14,00.
HORÁRIO
Quatro dos 15 estabelecimentos pesquisados não cumpriram o horário marcado para a entrega e, em nove casos, o tempo que tivemos que esperar pela entrega excedeu duas horas.
Mas a entidade considerou suficiente que os estabelecimentos entreguem nos fins de semana e após as 17h, ou seja, além do horário comercial.
Em geral, o serviço de compras on line dos supermercados funciona de segunda a sábado. E a entrega obedece intervalos de tempo preestabelecidos e pode ser feita no mesmo dia, ainda que alguns cobrem mais por isso.
Nos supermercados pesquisados, o cheque é o modo de pagamento mais aceito. É possível pagar também com cartões de crédito ou débito e, em alguns, com boleto bancário, cartão próprio e vale-alimentação.
TAXA DE ENTREGA
A cobrança de uma taxa para a entrega dos produtos é feita por todos os estabelecimentos o valor varia entre R$ 1,95 e R$ 14,00. "Essa taxa pode ter um valor fixo único para toda a cidade ou variar de acordo com a distância dos bairros ou em função do horário de entrega", explica a técnica da Pro Teste Michelle Marques.
Alguns estabelecimentos dão descontos progressivos nas taxas de entrega quanto mais alto for o valor das compras. No Pão de Açúcar, por exemplo, o cliente fica isento de taxa nas compras acima de R$ 750,00.
Em geral, as compras realizadas pela internet ficam mais caras até 4% que as realizadas
diretamente pelos consumidores nas lojas físicas (sem considerar a taxa de entrega). A Tribuna pesquisou 10 itens no Pão de Açúcar, único dos hipermercados pesquisados pela Pro Teste com loja em Santos, e constatou diferenças que podem chegar a 25,46%, no caso do arroz.
"Em geral, o supermercado on line se torna mais vantajoso para compras maiores, pois a taxa de entrega é diluída entre diversos os produtos comprados", diz Michelle.
Segundo ela, sete dos 15 estabelecimentos ainda não estão preparados para informar a você se têm ou não o produto pedido em estoque. Porém, essa confirmação foi feita por telefone antes de os produtos serem entregues.
"Quando a entrega foi feita, vimos que seis lojas nos enviaram produtos diferentes dos que encomendamos. As outras entregaram o que foi pedido ou, então, substitutos que nós escolhemos. A maioria das o outras trocas foi apenas de marca", explicou a técnica da entidade.
"Por outro lado, tivemos poucas diferenças entre o que foi solicitado e o que foi entregue, e percebemos boa vontade das empresas em solucionar problemas que vivenciamos", completou Michelle.
Caso o consumidor tenha algum problema com a entrega, deve reclamar o quanto antes, de preferência no ato da entrega.
Veículo: A Tribuna de Santos - SP